Início Colunistas Coluna ADI

Coluna ADI

Ponte de Guaratuba
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) realiza no próximo dia 28 a sessão de disputa de lances da licitação para elaboração dos projetos e construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Estado. O principal gargalo da infraestrutura do Litoral está mais próximo de ser resolvido. Empresas e consórcios de empresas interessadas devem registrar suas propostas no ambiente de compras eletrônicas do Banco do Brasil, o portal www.licitacoes-e.com.br.

Ponte de Guaratuba II
Prioridade da gestão de Ratinho Júnior (PSD), a ligação rodoviária idealizada pelo Governo do Estado vai integrar definitivamente o Litoral do Paraná e responde a uma antiga demanda da população local. Com a nova ponte, os veículos não vão mais depender exclusivamente do ferry-boat para atravessar a Baía de Guaratuba. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros. O prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.

Liberados
O governador Ratinho Junior (PSD) afirmou nea segunda-feira, 12, no jantar do restaurante Madalosso em Santa Felicidade que os prefeitos estão liberados a fazer a sua opção e apoio entre as candidaturas ao Senado nas eleições de 2 de outubro. Além dos três candidatos presentes no jantar – Paulo Martins (PL), Orlando Pessuti (MDB) e Sérgio Moro (União Brasil) – Ratinho Júnior citou ainda o senador Alvaro Dias (Podemos).

Apoio dos prefeitos
Martins, Pessuti e Moro pediram apoio dos prefeitos e coube ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), destacar seu apoio a Álvaro Dias. Além de Greca, o senador do Podemos já recebeu apoio de 200 prefeitos, entre eles, Marcelo Belinati (Londrina), Leonaldo Paranhos (Cascavel), Ulisses Maia (Maringá) e Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu).

Turismo religioso
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta semana que Bandeirantes vai receber mais de 80 mil visitantes no Santuário São Miguel Arcanjo durante o mês de setembro. O santuário terá missas com grupos motociclistas, ciclistas, cavaleiros, deficientes auditivos e peregrinos. “O turismo religioso é um dos principais atrativos do Norte Pioneiro. Siqueira Campos, Ribeirão Claro, Jacarezinho e Bandeirantes concentram o maior número de eventos que atraem visitantes  de várias partes do Paraná e do Brasil”, disse.

Debate de candidatos
A Rede Bandeirantes de Televisão do Paraná promove neste sábado (17) às 21h45 o debate de candidatos ao Senado Federal. O debate deve reunir Aline Sleutjes (Pros), Álvaro Dias (Podemos), Desiree Salgado (PDT), Laércio Matias (Psol), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL), Rosane Ferreira (PV) e Sergio Moro (União Brasil). Não houve a confirmação de participação dos candidatos Dr. Saboia (PMN) e Roberto França da Silva Junior (PCO).

Controla Paraná
O ′Seminário Controla Paraná′ está sendo realizado nesta terça, 13, e quarta-feira, 14, em Maringá. O evento é promovido pela Secretaria de Compliance e Controle da Prefeitura de Maringá, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Controladoria Geral do Estado do Paraná. Integrantes da Controladoria Geral do Estado do Paraná debaterão as práticas no âmbito da transparência, ferramentas de gestão e inteligência, controle interno e auditorias, práticas sistêmicas para corregedorias e outras ações da administração pública. Maringá aderiu ao Controla Paraná em 2021.

Reunião de apoio
Líderes partidários das 11 legendas que compõem a coligação do governador do Paraná Ratinho Júnior  (PSD) reuniram-se, em Curitiba, para reiterar o apoio à reeleição do candidato. Batizada de “A mudança não para. Pra frente Paraná”, a coligação é formada pelo Partido Social Democrático (PSD), além de Republicanos, Solidariedade, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Liberal (PL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Progressista (PP), União Brasil, Partido Republicano da Ordem Nacional (PROS) e Agir.

Balanço positivo
Nesta semana, a empresa pública Portos do Paraná emitiu balanço positivo de sua atuação em exportações e importações. Agosto de 2022 registrou 20% de aumento na movimentação geral de cargas pelos portos de Paranaguá e de Antonina, contabilizando cerca de 5,3 milhões de toneladas, enquanto no mesmo mês, em 2021, o número total foi de 4,4 milhões de toneladas movimentadas. Os números contabilizam  os 31 dias de atuação nos dois sentidos do comércio internacional.

Vacinação nas fronteiras
Até dezembro, 33 municípios brasileiros que fazem fronteira seca ou fluviais com cidades de outros países terão a vacinação reforçada. O Ministério da Saúde lançou o programa para melhorar a imunização em cidades de dez estados. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 588 municípios localizados na faixa de fronteiras, correspondendo a 16,7% do território brasileiro. Desse total, 33 são classificados como cidades gêmeas por estarem demarcados pela linha de fronteira seca ou fluvial.

Quais vacinas?
A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal da população de todas as faixas etárias nessas localidades. Tanto a população residente nos municípios brasileiros como os estrangeiros residentes no Brasil receberão as seguintes vacinas: contra a poliomielite; tríplice viral; covid-19; contra a febre amarela; pentavalente e pneumocócica-10.

Estados alcançados
Os países e os municípios fronteiriços foram convidados a aderir ao plano de ação. O plano de ação será aplicado no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Esses estados abrigam os 33 municípios que têm cidades gêmeas na Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai.

Apuração dos votos
Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou a existência de parceria com as Forças Armadas para a apuração dos votos das eleições deste ano. O Tribunal  afirmou que não houve qualquer alteração no que já estava decidido sobre o tema, nem “qualquer acordo com as Forças Armadas ou entidades fiscalizadoras para permitir acesso diferenciado em tempo real aos dados enviados para totalização dos votos”, destacando que isso é competência constitucional da Justiça Eleitoral.

Horário de Verão
O governo federal avalia a volta do Horário de Verão, encerrado em 2019. A retomada do horário especial, lançado em 1931 no governo de Getúlio Vargas, é uma bandeira histórica de entidades de turismo do Paraná, da Bahia e de Santa Catarina.  Em 2020 e no ano passado, as entidades retomaram a luta, garantindo fôlego financeiro para o setor, um dos mais afetados pela pandemia coronavírus, “ainda que não reflita em economia de energia elétrica”. No horário de verão, os relógios de algumas regiões do país são adiantados em uma hora, período extra do dia para receber turistas e clientes.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: