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Impasse entre empresas suspende modernização do EstaR de Maringá

A modernização do EstaR de Maringá foi suspensa após análise de documentos das empresas interessadas em fornecer o serviço. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), recursos administrativos entre empresas atrapalham o processo de informatização e modernização do estacionamento rotativo na Cidade. A comissão desqualificou uma das participantes que, logo depois, entrou com recurso administrativo dizendo que não há impedimento na sequência do processo.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, após o impasse para análises de valores, dos documentos e indicação da empresa vencedora, a decisão correta foi suspender o certame. Ele explicou que duas empresas estão em desacordo e que, administrativamente, podem interpor recursos umas contra outras que tenha, no seu entendimento, situação irregular. Nos próximos dias será feita uma nova avaliação e a expectativa é que na próxima semana as propostas sejam abertas e a situação esteja definida, com uma empresa contratada.

A Prefeitura de Maringá está disposta a investir até R$ 2.806.365,60 para escolher a responsável pela modernização do EstaR que vai disponibilizar 5,4 mil vagas com tempo máximo de duas horas com tolerância de 30 minutos. Dois veículos vão realizar a fiscalização com câmeras e mostrando, em tempo real, se o veículo estacionado excedeu o tempo permitido. A contratada vai prestar serviço por meio de locação de infraestrutura de equipamentos, de software, suporte, treinamento, montagem, manutenção e administrar a rede de pontos de vendas, assim como locais para comercializar os créditos eletrônicos.

Funcionará com o usuário baixando o aplicativo, cadastrando os veículos no nome dele e colocando créditos mínimos. Chegando na vaga ele poderá indicar pelo app que o local foi ocupado, ou outra opção, mais cômoda, será deixar no modo automático. Quando a fiscalização passar vai verificar que o carro está no modo automático e assim começar a consumir os créditos. Terá ainda a opção do ticket avulso retirado em totens de atendimento que serão implantados em lojas do centro da Cidade. Quem se cadastrar vai receber mensagem de que o local estacionado está prestes a ter o tempo expirado.

Após a assinatura do contrato, num prazo entre 30 e 45 dias, a empresa estará apta para a implantação do sistema em Maringá. Até o momento, cinco empresas apresentaram propostas para realizar o serviço no município. Duas empresas do Paraná, uma do Rio Grande do Sul e outras duas de São Paulo.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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