Início Maringá Funcionários do Hospital Psiquiátrico reclamam do atraso nos salários

Funcionários do Hospital Psiquiátrico reclamam do atraso nos salários

Profissionais que atuam no Hospital Psiquiátrico de Maringá estão reclamando da falta de pagamento dos salários e do atraso no depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo os funcionários, a sugestão da direção da unidade foi pagar um percentual dos valores devidos esta semana, mas o acordo não teria acontecido. O hospital está interditado desde o dia 15 de julho, após irregularidades serem constatadas em uma visita técnica, como problemas estruturais, sanitários e na documentação.

Sem ser identificado, um funcionário explicou que, primeiramente, o valor seria depositado de forma integral, mas sem paciente não há trabalho para ser realizado; por isso houve o acordo da licença remunerada. Alguns profissionais do setor de higienização e manutenção trabalharam de forma alternada. Segundo ele, a equipe técnica (graduada) receberia 15% do valor e o restante, com salários menores, 40% do total. Informou ainda que houve uma reunião e a direção alegou não ter como pagar por falta de paciente.

Essa situação estaria acontecendo desde agosto. Os funcionários procuraram a imprensa preocupados que o repasse também não acontecer em setembro, nem de forma parcial como a direção sugeriu e não cumpriu, segundo eles. Todos os trabalhadores seguem com vínculo empregatício com a unidade até a decisão sobre o retorno das atividades, prevista para dia 15 de outubro.

Por meio de nota, a direção do hospital informou que está aguardando a liberação da renovação do alvará pela Vigilância Sanitária para voltar a funcionar e já realizou algumas obras de adequação, assim como enviou todos os documentos e solicitações da Vigilância. Ressaltou que “embora sem nenhum paciente, continua mantendo quadro de funcionários”. Quanto ao dia em que o dinheiro dos funcionários deve cair nas contas, a direção não passou informações.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: