Início Destaques do Dia Semob testa bolsões para motocicletas; medida poderá ser expandida

Semob testa bolsões para motocicletas; medida poderá ser expandida

Durante os próximos 30 dias, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai observar o comportamento dos condutores de motos e carros utilizando os bolsões para motociclistas. Os bolsões são espaços destinados, exclusivamente, para motos nos cruzamentos de semáforos. Em Maringá, dois sinaleiros na Avenida Pedro Taques ganharam a pintura e estão em fase de testes de eficiência.

“O bolsão fica na frente dos carros. Quando o semáforo está fechado, os motociclistas param no local e, ao abrir, conseguem sair primeiro que os outros veículos. Colocamos os primeiros bolsões nos cruzamentos que tem monitoramento para poder observar a realidade. Ainda é prematuro tirar uma conclusão, é preciso que os motoristas se habituem com a situação nova e cumpram o que o espaço determina”, disse Gilberto Pupur, diretor da Semob.

Pupur acrescenta que a melhoria esperada é que o motociclista, que antes ficava exprimido entre dois veículos, agora fique bem na frente dos carros. O contra nessa medida é que pode aumentar o número de condutores avançando o sinal vermelho. Objetivo é trazer segurança para os motoristas e isso não pode afetar os pedestres que, possivelmente, atravessarão a faixa.

“Se a avaliação for positiva a intenção é expandir e ter os bolsões em outras áreas, principalmente, em locais onde já tem a fiscalização eletrônica”, concluiu o secretário.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: