Meus primeiros óculos foram receitados pelo Dr. Aron Galperin, um dos pioneiros da oftalmologia em Maringá. Seu consultório ficava na Avenida Brasil, num prédio onde ele tinha dois ilustres vizinhos: o Dr. Hélio Moreira (dentista) e o Dr. Wilson Surita (advogado).
Feitos os exames, com a receita na mão, dirigi-me à secretária a fim de pagar a consulta. Ele, rindo, disse à moça: “Não receba… Não aceito dinheiro de poeta”.
Surpreso e alegre, agradeci. Mas não ficou por isso não. A “conta” veio de outra forma. Dr. Aron, com aquela sua simpatia toda, explicou: “Vamos ter em Maringá uma Conferência Nacional do Lions Club. Virão leões do Brasil inteiro. Na solenidade de abertura, cada representação chegará ao recinto empunhando a bandeira do respectivo estado. E é aí que começa a sua parte no enredo: quero que você escreva uma saudação em versos para ser lida pelo protocolo no momento em que cada delegação for entrando. Tá?”
Tá. Não dava para dizer “não” a um pedido tão honroso e direto. Fiz uma trova para cada unidade da federação e acho que eles gostaram. Tanto que alguns anos depois houve nova Conferência e, por iniciativa de outro importante líder do Lions, Dr. Raymundo do Prado Vermelho, as delegações foram recebidas ao som daquelas mesmas trovas. Pena que o espaço aqui é pequeno e não cabem todas, mas vou transcrever algumas, só para dar uma ideia.
Bahia Bahia cheia de glória, / Bahia que encanta e inflama; / Bahia, berço da História / do Brasil que a gente ama!
Minas Gerais Um viva a Minas Gerais, / campeã em brasilidade. / Ninguém superou jamais / seu amor à liberdade!
Paraná Paraná dos pinheirais; / do solo fértil, vermelho... / Paraná, cada vez mais, / para o mundo exemplo e espelho!
Rio de Janeiro Viva o Rio de Janeiro, / Rio do eterno verão... / Sol e alegria o ano inteiro, / na praia e no coração!
Rio Grande do Sul Rio Grande do bom Sul, / Rio Grande do bom vinho; / dos pampas, do céu azul, / do mate amigo e quentinho!
São Paulo São Paulo, a locomotiva, / orgulho dos bandeirantes; / São Paulo superlativa, / hoje e sempre, como dantes!
Santa Catarina Bela e Santa Catarina, / linda na serra e no mar... / Quem para lá se destina, / quando chega, quer ficar!
BRASIL Feliz a pátria que traz, / como a Pátria brasileira, / o alegre aceno da paz / em cada cor da bandeira! A. A. de Assis Foto - Reprodução