Início Destaques do Dia Procura pela vacina contra Covid-19 cai pela metade em Maringá

Procura pela vacina contra Covid-19 cai pela metade em Maringá

Até agosto, praticamente todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estavam oferecendo vacinas contra a Covid-19 em Maringá. Atualmente, esse número reduziu para 10 UBSs. A medida foi tomada para que não se percam doses, já que houve queda na procura pela imunização. Em meses passados, cerca de 4 mil pessoas eram vacinadas por semana; na última quinzena de setembro esse número não chegou a 1,5 mil pessoas semanalmente.

“Infelizmente os números de pessoas vacinadas tem caído a cada semana. Atualmente, 389 mil pessoas receberam a primeira dose; com a segunda dose são 358 mil pessoas; e terceira ou quarta dose, aproximadamente 356 mil. Importante lembrar que seguimos vacinando crianças a partir de três anos e já iniciamos a quinta dose para imunossuprimidos. Mesmo assim a aplicação não aumenta. Tem muita criança que não foi vacinada, outras que só receberam uma dose, os responsáveis precisam entender que o novo coronavírus ainda faz vítimas. Sem contar que crianças a partir de 12 já podem receber a terceira dose”, disse Edilene Acete Goes, diretora da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde.

Edilene reforça que o objetivo é vacinar toda população, mas enquanto não há o comprometimento, é importante evitar o desperdício de dose, porque tem prazo de validade. Um frasco aberto da Pfizer, por exemplo, dura apenas seis horas; os demais imunizantes, no máximo 24 horas. Outro efeito ruim provocado, e mais importante, é que as pessoas não completam o esquema de proteção e assim se expõem a riscos de desenvolver formas graves da doença.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: