Início Destaques do Dia 37ª Festa dos Estados e das Nações termina neste domingo

37ª Festa dos Estados e das Nações termina neste domingo

Mesmo com a chuva dos últimos dias, a população compareceu e saboreou os mais diversos pratos servidos na Festa dos Estados e das Nações de Maringá. A espera era grande, foram dois anos sem a realização do evento organizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e que beneficia 15 entidades assistenciais do município e da região. O cardápio fica por conta da equipe de cada entidade. A festa termina neste domingo, 16, unindo gastronomia, artesanato, cultura, lazer e solidariedade.

“Hoje e amanhã, as barracas estarão funcionando das 10 horas até meia-noite. Para que as pessoas possam vir almoçar ou jantar. São 37 anos de história da Festa das Nações. Em todos esses anos, contribuímos com dezenas de entidades assistenciais. A população maringaense sempre comprou a ideia e realmente participa do evento, lotando as barracas de alimentação durante todos os dias e aproveitando a feira de artesanatos. Estamos muito felizes em poder voltar e contribuir com as instituições”, disse a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós.

Na gastronomia, a festa oferece bacalhau, batata recheada, cachorro-quente, ′frango capotado′, sonho, diversos tipos de porções, macarrão italiano, eisbein (joelho de porco) com chucrute, pastel, espetinhos, além de culinária árabe, mineira, japonesa, baiana e sorvetes. Ao mesmo tempo, há uma feira de produtos artesanais produzidos por membros da Associação dos Artesãos de Maringá. Todas as barracas são montadas na Praça Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal.

Sandra destaca que os valores arrecadados com as vendas são destinados à manutenção dos projetos assistenciais realizados pelas entidades que administram as barracas. Dessa forma, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade recebem alimentos, roupas e outros itens básicos; além de serviços. Objetivo da feira é melhorar os atendimentos nas entidades assistenciais promovendo à população diversas atrações.

“A participação na Festa das Nações é um respiro financeiro para a entidade, que tem como objetivo principal fornecer um atendimento de qualidade a todos os nossos acolhidos. Para que isso possa acontecer, precisamos ter condições financeiras de fornecer esse atendimento”, enfatizou Fátima Costa, administradora do ′Projeto Vida′, participante da festa.

O evento envolve as secretarias de Assistência Social (SAS), Comunicação (Secom), Cultura (Semuc), Gestão de Pessoas (Segep), Limpeza Urbana (Selurb), Mobilidade Urbana (Semob) e Provopar, com o apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

ENTIDADES

As entidades participantes e as respectivas barracas são: Centro de Recuperação Missionário de Cristo – Barraca canadense (cachorro-quente); Projeto Vida – Barraca paranaense (′frango capotado′); Lar do Velhinhos e Associação Cultural e Beneficente Nova Lourdes – Barraca brasileira (sonhos e lanche de pernil); Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil – Barraca portuguesa (bacalhau); Cassa Assistencial Bezerra de Menezes – Barraca inglesa (batata recheada); Associação de Mães Especiais Sol da Manhã – Barraca maringaense (porções); Entidade Católica Coração Eucarístico de Jesus – Barraca italiana (macarrão); Lar Escola Bom Samaritano – Barraca alemã (eisbein com chucrute); Associação Nossa Senhora das Graças – Barraca americana (combo americano com carne e vegetariano); Provopar – Barraca paulista (pastel); Centro Social Maria Tílio, Mantenedor do Roupeiro Santa Rita de Cássia – Barraca Baiana e das Flores; Associação Maringaense dos Autistas – Barraca árabe (comida árabe); Recanto Espírita Somos Todos Irmãos – Barraca mineira (comida mineira); Sistema de Apoio à Saúde São Rafael – Barraca catarinense (sorvete e espetinhos); Wajun-kai Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas – Barraca japonesa (comida japonesa).

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: