
“A Prefeitura de Maringá decidiu cancelar os shows de fogos de artifício da Maringá Encantada 2022. Conforme decisão administrativa, os recursos serão investidos em outras atrações do evento natalino.” Esse foi o comunicado publicado pelo município na manhã de ontem. Dessa forma, a licitação para os três espetáculos pirotécnicos foi revogada. O valor máximo que a Secretaria Municipal de Aceleração Econômica e Turismo pretendia pagar até R$ 504.756,00. A informação consta no Portal da Transparência.
O assunto tinha levantado dúvidas do Observatório Social de Maringá, que encaminhou um ofício ao município pedindo esclarecimentos e a impugnação da licitação no dia 14 deste mês. O órgão questionava o porquê de a modalidade escolhida ter sido a tomada de preço e não pregão eletrônico; sobre a legislação municipal acerca dos ruídos dos fogos; e a falta do processo da licitação na íntegra para conhecimento de todos.
A Prefeitura respondeu alguns questionamentos. Dizendo, por exemplo, que a modalidade escolhida se enquadra na legislação e que as empresas cumpririam o exigido na lei municipal sobre os ruídos dos fogos. Sobre a documentação que faltava, todo conteúdo seria incluído no Portal da Transparência.
Os shows pirotécnicos que foram cancelados seriam para a chegada do Papai Noel, na Praça da Catedral; Parque do Japão; e Show da Virada. A abertura dos envelopes estava prevista para acontecer dia 24 deste mês, contratando uma empresa que prestaria o serviço. No despaço de suspensão da contratação está descrito que foi decidido “melhor atender o interesse da administração com vistas à adequação financeira”, dessa forma a Prefeitura optou “pelo cancelamento do processo licitatório em questão”.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução