Início Policial Operação da PF mira contrabando de cigarro e agrotóxico

Operação da PF mira contrabando de cigarro e agrotóxico

A Operação Terra Envenenada cumpriu dezenas de mandados judiciais no Noroeste do Paraná e outros estados

O objetivo é desmontar uma organização criminosa que atua na importação, transporte e comercialização de cigarros e agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. Pelo menos 200 policiais federais participaram da operação que saiu ontem para cumprir 58 mandados  de busca e apreensão e também de prisão em Mundo Novo (MS), Terra Roxa (PR), Umuarama(PR), Amaporã (PR), Alto Piquiri (PR), Iporã (PR), Jardim Alegre (PR), Campo Mourão (PR). Também foram cumpridos mandados expedidos pela Justiça Federal de Guaíra em Nova Prata (RS), Palmas (TO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

A investigação começou em março desse ano a apreendeu um número expressivo de carregamentos de cigarros e agrotóxicos, a maioria no Noroeste do Paraná. De acordo com a Policia Federal a organização tinha como base de suas operações a cidade de Terra Roxa, onde morava a maioria dos líderes da ORCRIM, que transportava os produtos ilegais pelo Rio Paraná , armazenando grandes quantidades de cigarro e agrotóxico  em chácaras e sítios da região Noroeste do Estado.

Haviam outros dois status dentro da organização, que viabilizava a operacionalidade do esquema. O primeiro era o alto comando sediado em Terra Roxa, o segundo era composto por intermediários que moravam em cidades mais afastadas da fronteira e o terceiro status era composto por empresas agropecuárias que adquiriam os defensivos dos contrabandistas para a revenda. A Justiça determinou o sequestro de bens e imóveis, e o bloqueio de contas bancárias de 36 investigados.

Redação JP
Foto – PF

COMPARTILHE: