Início Destaques do Dia ′Semana Lixo Zero′ encerra com blitz educativa e distribuição do lixocar

′Semana Lixo Zero′ encerra com blitz educativa e distribuição do lixocar

Nesta quinta-feira será realizada uma blitz educativa com distribuição de lixocar no semáforo da Avenida XV de Novembro, próximo ao Paço Municipal. A ação será entre nove e 11 horas para encerrar as atividades da ′Semana Lixo Zero Brasil′ 2022 em Maringá. O foco é no desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos empreendimentos de reciclagem. Ontem houve curso de compostagem doméstica no Colégio Estadual Gastão Vidigal.

Ao longo da semana foram promovidos debates sobre os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos com representantes do poder público e de cooperativas de reciclagem da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Durante a abertura, o prefeito Ulisses Maia destacou as ações desenvolvidas para incentivar o descarte correto e promover a sustentabilidade. Atualmente o índice de reciclagem chegou a 7% e a coleta seletiva passou a atender 100% da Cidade.

“Trabalhamos para que Maringá, além de melhor cidade para viver no Brasil, tenha em sua marca a sustentabilidade. Isso só é possível com reconhecimento, respeito e investimento nas organizações responsáveis pela destinação correta dos resíduos, como as nossas cooperativas. Dobramos o valor de repasse por tonelada de material aos empreendimentos de reciclagem, o que contribuiu para aumento da renda de cerca de 100 famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

Mais de 100 pessoas se inscreveram e participaram das palestras promovidas. Os inscritos debateram sobre temas como logística reversa de embalagens, contratos com administração pública, comercialização de recicláveis e outros temas. “A logística reversa, tema discutido nesta abertura, é muito importante e as cooperativas trabalham neste sentido. A partir dos nossos investimentos em educação ambiental e estrutura, as cooperativas recebem mais material, o que representa ganhos de forma social, com mais renda, e ambiental, com menos resíduos destinados ao aterro sanitário”, concluiu o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas.

Victor Cardoso
Foto – PMM

COMPARTILHE: