Início Colunistas Os quatro ladrões da produtividade

Os quatro ladrões da produtividade

Já aconteceu com você de estar super motivado para fazer alguma coisa e mesmo assim não dar conta de colocar em prática? Você tenta, mas não consegue produzir? Você quer fazer, mas parece que tudo conspira contra? A produtividade fica lá embaixo? Você tem sonhos, mas seus sonhos não saem do papel? Já viveu essa experiência?

Hoje, quero falar com você sobre os quatro ladrões da produtividade. O escritor e palestrante americano Gary Keller relaciona quatro fatores que, muitas vezes, impedem a produtividade. Inspirado nele, trago algumas ideias que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Primeiro – inabilidade de dizer “não”. Se você diz sim para uma coisa, precisa dizer não para as demais. Não tem jeito. É necessário! O que deve nortear suas ações é o SIM que você disse para um determinado projeto ou ação. As demais coisas terão que esperar ou serem deixadas de lado. Ninguém dá conta de abraçar tudo. Então você precisa dizer não para você mesmo e para seus mil e um possíveis compromissos; é preciso priorizar. Quem tenta fazer tudo, não faz nada.

Mas você também terá que dizer não para outras pessoas. Talvez seja um “não” para o convite feito por um amigo ou “não” a um favorzinho para seu colega de trabalho. Pode parecer deselegante, mas quem não diz não para os outros, está dizendo “não” para si mesmo – para o seu crescimento, para seus propósitos.

Segundo ladrão de produtividade – o medo do caos. Geralmente, a gente tira o foco daquilo que deveria ser nossa prioridade com receio do caos; queremos dar um pouco de atenção para todas as coisas. Temos medo de outras tarefas se acumularem ou de colocar em “estado de espera” coisas que desejamos fazer. Ainda ficamos com receio do que os outros vão dizer por fazê-los esperar. Mas, entenda, o caos é parte do processo produtivo. Quando você está totalmente empenhado numa única coisa, ficarão mensagens te esperando no whatsapp, recadinhos no Instagram e vídeos no Facebook sem serem assistidos.

Enquanto você estiver empenhado em dar conta daquilo que é sua prioridade, o mundo não vai parar. Outras coisas estarão acontecendo. E você precisa aceitar isso. Enquanto estamos focados em nosso propósito, é preciso aceitar o caos.

Terceiro ladrão de produtividade: o ambiente. Pois é… Às vezes, o ambiente não apoia nossos objetivos. Se você precisa de silêncio e não tem um ambiente silencioso, não vai funcionar. Isso vale para tudo… Se você precisa de uma cozinha só para você, mas tem que dividi-la com outras pessoas, vai ter dificuldade para ser produtivo/a. Se o local onde trabalha é quente demais, frio demais… Enfim, acho que você entendeu, o ambiente interfere na produtividade. Por isso, antes mesmo de começar qualquer trabalho, verifique se o ambiente é apropriado e, na medida do possível, procure adequá-lo às suas necessidades.

Por fim, quarto e último ladrão de produtividade, os maus hábitos de saúde. A saúde nunca pode ficar no fim da fila; ela é a base de tudo. Nada do que quer fazer, você conseguirá fazer se não estiver bem.

Gente que não se exercita é gente que tem menos resistência física. Gente que dorme mal, é gente que está sempre cansada, mais desatenta, mais lenta e, pior, irritada, mal humorada. Gente que se alimenta mal é gente que não tem energia para fazer suas tarefas.

Por sinal, a alimentação é essencial. Dependendo do que comemos ou bebemos, a mente pode estar mais ativa ou mais dispersa. Tem alimentos que nos deixam agitados demais; outros, sonolentos, preguiçosos.

Portanto, fica a dica: quer ser mais produtivo? Enfrente e elimine os quatro ladrões de produtividade.

Pegou a ideia?


Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com
Siga-me no instragram: 

http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: