A Secretaria de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), em parceria com o Instituto AOCP, começou a capacitação de profissionais da rede de atendimento à pessoa idosa. Nesta sexta-feira, das oito às 12 horas, vão debater sobre política de atendimento, o que abrange as expressões do cuidado; relação cuidado e cuidador; transversalidade; requisições e demandas; controle social; entre outros princípios.
Participam da capacitação 65 profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro Dia, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais Universitário e Municipal, entre outras instituições. De acordo com a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós, o objetivo é promover atualização de conhecimentos para os profissionais e garantir um atendimento humanizado e de qualidade à terceira idade.
Ela reforça que “a formação visa aprofundar e discutir os conceitos fundamentais para garantir os direitos da pessoa idosa. Com isso, garantimos um trabalho social de qualidade e fortalecemos o debate no âmbito do Sistema Único de Assistência Social” São diversos temas abordados como: nivelamento de conceituação sobre velhice, políticas de atendimento à pessoa idosa, os direitos da população idosa e a relação com a prestação de serviços socioassistencial, entre outros.
A assistente social Mabel Mascarenhas Torres, docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutora em Serviço Social e pesquisadora na área de envelhecimento humano e trabalho profissional vai ministrar os conteúdos. A formação acontece no Auditório Hélio Moreira. Outras atividades acontecem nos dias 16 e 17 deste mês.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução