Início Destaques do Dia 1,7% dos exames em Maringá apresentaram indicativo de câncer de próstata

1,7% dos exames em Maringá apresentaram indicativo de câncer de próstata

O objetivo da campanha ‘Novembro Azul’ é conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e promover a realização de consultas, exames e outros procedimentos importantes para manter a saúde masculina em dia. As ações são principalmente voltadas a prevenção do câncer de próstata. Segundo a Secretaria de Saúde de Maringá, somente em 2022, foram realizados 10,8 mil exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que indicam possibilidade da doença. Do total, 1,7% dos resultados apresentaram alteração, o que é o primeiro indicativo do câncer.

“Quem fez o exame foi encaminhado para a oncologia, mas esse número seria menor se os homens tivessem procurado a unidade de saúde com mais tempo para investir na prevenção da doença. O câncer demora de dois a 10 anos após o exame que mostra a alteração. Infelizmente é histórico o homem procurar o médico depois que os sintomas aparecem”, informou Simone Garcia Fernandes, coordenadora de saúde do adulto.

Ela disse ainda que os profissionais observam que, mesmo deixando consultas disponíveis em quatro unidades até às 21 horas, as vagas não são ocupadas. A procura ainda é baixa. Em novembro, as 34 UBSs estão oferecendo mais exames e consultas aos homens, além de atendimento estendido em algumas unidades. Serão cerca de 2 mil exames de sangue a mais este mês. Para as empresas que tiverem interesse em levar as equipes de saúde até o estabelecimento, há possibilidade de agendamento na UBS da área de abrangência. Nesse caso, os profissionais vão passar orientações, além de realizar alguns exames.

A programação especial da Secretaria de Saúde incluiu consultas, exames, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), avaliação odontológica, palestras, entre outras. Nesta quarta-feira, às 14 horas, tem o ‘Espaço Saúde’ no Posto G10 com aferição de pressão arterial; teste de glicemia e orientações; e sintomas e prevenção do câncer de próstata. Na sexta-feira, na UBS Pinheiros, haverá roda de conversa e palestra com 250 colaboradores da MRV no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Maringá (Sintracom); atividades a partir das nove horas. Ainda no dia 11 tem aulas sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) na saúde do homem e divulgação do protocolo do pré-natal para pais ou parceiros. Será na Secretaria de Saúde, às 14 horas.

Durante todo o mês na UBS Guaiapó/Requião será promovida a distribuição folders e cartazes sobre o ′Novembro Azul′ e a prevenção contra o câncer bucal; busca ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no bairro, orientando sobre a campanha do ′Novembro Azul′; coleta do Antígeno Prostático Específico (PSA) na UBS (Agendamento); e atividades de orientação e prevenção e coleta do Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens adultos das empresas e indústrias próximas à unidade. Todas as terças e quartas-feiras de novembro, às 7h30, na ATI da UBS Guaiapó/Requião tem atividade física ao ar livre e orientações sobre ′Novembro Azul′.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Dados apontam que, a cada 38 minutos, um homem morre em consequência dessa doença no País.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: