Início Maringá Grupo “Irmãos de Sangue” busca doadores para bancos de Maringá

Grupo “Irmãos de Sangue” busca doadores para bancos de Maringá

Um grupo de 30 pessoas se reuniu com a missão de buscar doadores para abastecer os estoques dos bancos de sangue em Maringá. A intenção é unir as pessoas para que se juntem ao movimento e, principalmente, doem sangue. A motivação principal do grupo “Irmãos de Sangue” foi a situação do Hemocentro, Banco de Sangue Dom Bosco e Hospital do Câncer durante a pandemia, quando os estoques caíram pela metade e algumas tipagens chegaram a faltar em unidades de Saúde do município.

“O objetivo nosso é que os bancos de sangue retomem o ritmo das doações. Durante a pandemia, o estoque diminuiu em cerca de 50%. Fizemos uma pesquisa do que era possível fazer para ajudar a chamar os doadores e melhorar a situação dos bancos. Não é um grupo registrado formalmente, mas temos a intenção de manter as doações dentro do número necessário para atender a demanda”, explicou Tiago Pigozzo, gestor do grupo.

A próxima campanha será dia 25 de novembro, Dia Nacional do doador de Sangue. Até lá, Tiago ressalta que todos podem ajudar na divulgação. Atualmente são 400 apoiadores que divulgam as ações através das redes sociais. O grupo pretende reunir essas pessoas doando nesta data, assim como relembrar que a cada 90 dias a ação poderá ser feita novamente. Os doadores vão receber mensagens para que continuem empenhados fazer a diferença e chamar mais pessoas para terem a mesma atitude.

Os requisitos básicos para doar sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos com documentos necessários e formulário de autorização); pesar no mínimo 50 quilos; e apresentar documento original com foto. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias, três doações em um ano.

São alguns impedimentos temporários à doação: como manifestações gripais, diarreia, ingestão de bebida alcoólica, uso de entorpecentes, Covid-19; entre outras situações que precisam ser avaliadas. Dentre os impedimentos definitivos estão: hepatite viral após os 11 anos de idade, diabetes insulinodependente, epilepsia, hanseníase, antecedentes de neoplasias, cirurgia bariátrica, AIDS, entre outros.

O grupo “Irmãos de Sangue” tem o apoio da Polícia Militar, Samu, grupo de escoteiros, médicos e advogados. Mais informações estão no Instagram @irmaos.de.sangue.maringa.

Victor Cardoso
Foto – DIV

COMPARTILHE: