Início Esportes Alex Poatan vence Adesanya por nocaute e conquista o cinturão no UFC

Alex Poatan vence Adesanya por nocaute e conquista o cinturão no UFC

Está na história. Alex Poatan Pereira é o novo campeão dos médios (até 83,9kg.) do Ultimate. Escalado como desafiante ao título de Israel Adesanya no UFC 281, realizado neste sábado (12), em Nova York (EUA), o brasileiro cumpriu a promessa e superou o ícone da organização. Após sobreviver a castigos nos assaltos iniciais, o paulista fez valer a fama de nocauteador e atropelou o rival no último round.

Com a vitória, Poatan fez valer a aposta da companhia. O triunfo sobre Adesanya marcou o quarto compromisso de Alex com as luvas do Ultimate.

Superado no espetáculo, Israel não soube aproveitar a vantagem construída nos assaltos anteriores. O revés para o tupiniquim também representou o primeiro resultado negativo do nigeriano no peso médio.

O encontro no UFC 281 marcou o terceiro encontro entre Alex e Adesanya nas artes marciais. Antes de medirem forças no MMA, o brasileiro já havia batido o ex-campeão por duas vezes no kickboxing.

Aos 35 anos, Poatan atingiu a marca de oito compromissos como profissional no MMA. O atleta, agora, soma sete triunfos e um resultado negativo.

Do inferno ao céu: Poatan conquista o mundo
O confronto começou com Poatan lançando uma ‘voadora’ logo nos segundos iniciais. O ataque passou no vazio. Adesanya respondeu com uma sequência de chutes baixos. O campeão minava a base do brasileiro e impedia a aproximação. Alex passou a descontar as investidas e balançou o adversário com uma combinação de chutes. Adesanya caminhava para frente e tentava intimidar o desafiante. Quase na metade da etapa, o nigeriano abalou o paulista com um direto. O embate seguia tenso, com os lutadores lançando ataques na linha de cintura e cabeça. Nos segundos finais, Poatan passou a pressionar o campeão com golpes na linha de cintura. Adesanya reverteu a posição, se afastou e balançou Alex com um cruzado. O brasileiro balançou, mas foi salvo pelo gongo.

Na segunda etapa, Adesanya lançou o primeiro ataque, com um chute baixo. O campeão era mais agressivo e contundia com socos e chutes. Ainda no primeiro minuto, Alex recebeu um direto limpo no rosto. Mesmo em desvantagem, o brasileiro seguia caminhando na direção do campeão. Israel era preciso e não desperdiçava ataques. Passados dois minutos, um jab de Alex abalou o nigeriano. Poatan foi para o clich e agredia com joelhadas. Adesanya reverteu a posição e pressionava o paulista com as costas na grades. Restando pouco mais de dois minutos, Israel voltou a agredir com um direto. Alex tentava se aproximar, mas era confundido pela movimentação do campeão. Nos segundos finais, Poatan conectou um chute alto no rosto de Adesanya. O campeão respondeu com um direto. Nos segundos finais, o brasileiro conseguiu uma queda, mas não havia mais tempo.

O terceiro round começou com Poatan aplicando um chute baixo. O campeão respondeu na mesma moeda. Com pouco mais de um minuto, Alex tentou a queda, mas Poatan acabou caindo por baixo. Adesanya chegou às costas e golpeava a cabeça do tupiniquim. Poatan usava as grades para tentar ficar de pé, mas Israel não dava espaço. A todas as investidas de ficar de pé, o campeão forçava e voltava a levar o desafiante para o chão. Nos segundos finais, Adesanya buscava espaço para agredir no ground and pound, e o paulista tentava se defender. Nos segundos finais, Israel foi para cima, mas o cronômetro zerou.

No quarto assalto, Adesanya tomou a iniciativa, com um jab seguido de um chute baixo. O campeão seguia minando a base do desafiante, mas Poatan continuava caminhando na direção do rival. Com quase dois minutos decorridos, Israel lançou um cruzado limpo na cabeça do paulista. Alex respeitava o adversário e não era efetivo nas ações. Conforme frustrava as investidas do tupiniquim, o campeão se soltava no embate. Perto do minuto final, o nigeriano foi para o clinch e pressionava o adversário contra as grades. Alex conseguiu se afastar e o brasileiro partiu para cima. O paulista lançou uma sequência de cruzados e o campeão foi para o clinch, tentando conseguir a queda. Nos segundos finais, os atletas se afastaram e ensaiaram uma trocação franca.

O último round começou com Adesanya lançando dois chutes na linha de cintura do desafiante. Poatan foi para cima e atacou com ganchos no tronco. Para não correr riscos, Israel partiu para a luta agarrada, mas o brasileiro conseguiu afastar. Com pouco mais de um minuto, o nigeriano arriscou um chute, mas acabou se desequilibrando. O campeão se levantou rapidamente e o paulista não conseguiu se aproveitar da vantagem. Com dois minutos passados, Alex abalou o nigeriano e seguiu castigando. Com socos potentes, o brasileiro continuou o massacre. Percebendo a condição do nigeriano, o árbitro interrompeu o confronto, decretando o triunfo do tupiniquim.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: