A Secretaria de Mobilidade Urbana abriu processo licitatório para adquirir novos radares de velocidade em Maringá. Segundo o secretário da pasta, Gilberto Purpur, explicou que, com a nova tecnologia, nem as motocicletas conseguirão escapar da fiscalização. O modelo que existe atualmente será substituído por um capaz de flagrar conversão proibida e direção na contramão.
Essa licitação tem valor de R$ 12.5 milhões e prevê a instalação de 190 radares para fiscalizar o excesso de velocidade e 28 que mostram a velocidade de cada veículo, o redutor de velocidade. Os dois modelos de aparelhos aplicam multas em caso de descumprimento. O edital para a contratação da empresa que vai gerir os novos radares será aberto no dia 15 dezembro. A contratada deverá realizar o serviço por um ano, especificado em contrato.
“O contrato dos equipamentos atuais está vencendo. Esse sistema novo é não intrusivo onde a própria câmera faz a leitura da velocidade. Então é um sistema muito mais fácil de ser realocado também, uma precisão muito maior, não deixa brechas, por exemplo, do motociclista passar próximo à calçada ou próximo aos detectores. Além das câmeras pegarem o excesso de velocidade, flagram outras infrações também, como trafegar na contramão, conversão proibida, entre outras”, explicou Purpur.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução