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Procon de Maringá orienta consumidores que vão comprar na Black Friday

A Black Friday é oficialmente nesta sexta-feira, mas as ofertas nas lojas já estão acontecendo há alguns dias. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) 75% das lojas do município estão participando da campanha com descontos que chegam até 70%. Para ajudar os consumidores com dicas e não permitir que eles caiam em golpes, o novo coordenador do Procon, Flávio Mantovani, inicia os trabalhos à frente do órgão com orientações sobre a Black Friday.

“O Procon estará sempre ao lado do cidadão, para garantir boas relações de consumo. A Black Friday é uma das datas específicas que movimentam todo o comércio, online e nos estabelecimentos físicos. O Procon orientará tanto os consumidores sobre os cuidados na hora da compra, quanto os comerciantes sobre os procedimentos corretos como precificação, fornecimento de notas fiscais e troca de produtos. Para prestar esses serviços, estaremos atendendo na Praça Raposo Tavares durante esta sexta-feira”, disse Mantovani.

O Procon dá importantes orientações para que o consumidor compre de forma consciente e não seja enganado por falsas ofertas. Nas lojas físicas a principal dica é observar se o preço não subiu e depois foi dado o desconto, que na verdade não existe. Além disso, é saber se, na hora do pagamento, o menor valor está sendo cobrado corretamente. Já nas compras online, existem sites de comparação e evolução de preços, ferramentas importantes para ajudar o consumidor no momento da escolha.

“É muito comum neste período que algumas empresas ajam de má-fé, aproveitando para aumentar o preço às vésperas da Black Friday e no dia do evento reduzem o valor à vista, induzindo o consumidor ao erro. É prudente fazer uma lista dos produtos que realmente necessita, evitando a compra por impulso. Usar a tecnologia é importante, como capturar a imagem ou fotografar a oferta do produto. O cidadão deve ainda desconfiar de descontos atrativos e exagerados nas redes sociais e e-mails. Os estelionatários utilizam perfis falsos nesses canais com frequência para aplicar golpes. Antes de realizar a compra anunciada, vá ao site oficial da empresa e verifique se o produto escolhido está no mesmo preço ofertado”, explicou o diretor do Procon.

Em compras online, o consumidor tem até sete dias para trocar o objeto depois que o item foi entregue. Importante ressaltar que a troca pode ser feita em diversas situações, inclusive se o material comprado não agradar. Em caso de garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera alta de 7,6% no faturamento do período de Black Friday, em termos nominais, em cálculo referente a novembro e com base em dados do IBGE. Descontada a inflação, a expectativa é de avanço de 1,1%. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e do Sebrae Paraná, 26,7% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday. Essa parcela é menor do que em anos anteriores: em 2021, 36,7% dos consumidores do estado acreditavam nos benefícios da data e em 2020 eram 44%. Os resultados evidenciam que as lojas precisarão baixar os preços efetivamente para conquistar a confiança do paranaense e o motivar a gastar.

Os produtos mais procurados pelos consumidores na campanha, de acordo com o levantamento, são eletrônicos, com 52,7%. Na sequência ficam os itens de vestuário e calçados (33%), eletrodomésticos (27,5%), cursos (4,4%), livros e afins (4,4%), brinquedos (3,3%), viagens e turismo (3,3%) e serviços (1,1%). A Fecomercio informou ainda que os consumidores estão propensos a gastar mais. O valor médio das compras será de R$ 770,12, alta de 8,35% quando comparado aos R$ 710,80 do ano passado.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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