Início Destaques do Dia Prêmio Gestor Público é entregue para iniciativas de Maringá

Prêmio Gestor Público é entregue para iniciativas de Maringá

O projeto ′Embaixada Solidária′ atende imigrantes haitianos com a emissão e renovação de documentos como passaporte e identidade, além de realizar cerimônias de casamento. A iniciativa foi reconhecida pelo Prêmio Gestor Público do Paraná 2022, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por garantir acesso aos direitos básicos e promover cidadania. A iniciativa maringaense é promovida pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e começou no ano passado com a vinda da embaixada haitiana à Cidade.

De acordo com o secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Emmanuel Predestin, desde o início dos trabalhos já foram emitidos 1,2 mil passaportes, 200 documentos de identidade e foram realizados 12 casamentos. Segundo ele, a ′Embaixada Solidária′ atende, além de Maringá e região, haitianos que moram em outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Diz se orgulhar por contribuir com essas pessoas, facilitando o acesso aos documentos e promovendo possibilidade de novas oportunidades aos imigrantes.

SAÚDE
Outra iniciativa premiada em Maringá foi o projeto ′Ambulatório Transexualizador′, para atendimento médico de transexuais e travestis no processo de transição hormonal. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, recebeu a honraria e disse que “esse reconhecimento reforça a importância das ações do município voltadas ao acolhimento e cuidado das pessoas.” O espaço, que iniciou as atividades em junho deste ano, atende pacientes encaminhados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

“Até agora 24 pessoas já receberam atendimento no local em diversas especialidades médicas como endocrinologia, infectologia, ginecologia, psicologia, assistência social e farmacêutica e enfermagem. Antes de Maringá ter essa estrutura, os pacientes eram encaminhados para atendimento em Curitiba e a fila de espera chegava até três anos. Atualmente, esse público tem atendimento inclusivo e agilidade nos tratamentos”, informou Melo.

PRÊMIO
O Prêmio Gestor Público nasceu em 2013. Iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ao longo destes 10 anos, o PGP-PR se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o País. Já foram 395 projetos premiados e 1.425 iniciativas inscritas.

Além da ′Embaixada Solidária’ e do ′Ambulatório Transexualizador′, receberam certificação o ′Programa Dignidade e Proteção′, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; a ′Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária′, da Fazenda; e o ′Selo Ipê Empresarial′, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: