A Secretaria de Saúde de Maringá informou que foram registrados 268 novos casos de coronavírus no boletim da última sexta-feira. Além disso, mais três óbitos por complicações da doença. As vítimas da Covid-19 foram um homem de 71 anos, que morreu em 24 de novembro; um homem de 67 anos, falecido em 25 do mês passado; e uma mulher, 91 anos, que veio a óbito dia 27 de novembro. Todos apresentavam comorbidades, o que fez a doença avançar para o estágio mais grave.
O mês de dezembro começou apresentando 308 novos casos no dia primeiro e, no dia dois, outros 268 casos. Atualmente são 1489 casos ativos na Cidade, sendo 148.482 confirmações. Com essa atualização, Maringá soma 1.823 óbitos em decorrência do novo coronavírus. As notificações ultrapassam as 436,5 mil. No momento, em hospitais do município, são cinco pessoas internadas em leitos de enfermaria e três em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto por conta da Covid-19.
“Com mais de 1 mil casos, o percentual de pessoas internadas é pequeno. Mas continuamos avaliando para saber a evolução da doença no município. Os agravos são em pacientes acima de 46 anos com comorbidades ou crianças que também apresentam comorbidades. Outras pessoas que tiveram a forma mais grave da doença são as que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. A principal orientação é imunizar. Junto com isso, usar máscara em lugares fechados e preferir ambientes ventilados”, explicou Clóvis Melo.
Na semana passada, todas as turmas do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Facci, na Zona Norte de Maringá, foram afastadas das atividades presenciais por sete dias. O motivo é que 22 profissionais do colégio testaram positivo para a Covid-19. A Secretaria de Educação (Seduc) emitiu nota informando que está monitorando a situação, assim como orientando servidores e a comunidade escolar. O protocolo segue recomendações epidemiológicas para garantir a segurança de todos, de acordo com o comunicado.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução