Início Destaques do Dia Prova de conceito vai testar sinais de wi-fi em 11 pontos públicos

Prova de conceito vai testar sinais de wi-fi em 11 pontos públicos

O secretário da Agência Maringá de Inovação e Tecnologia (Amtech), Edney Mossambani, informou que o primeiro passo para implantar wi-fi gratuito em Maringá será dado com a realização de uma prova de conceito, a Proof of Concept (PoC). Segundo ele, o objetivo é que, em breve, o município tenha 500 pontos de internet gratuita. Um chamamento público foi aberto pela Prefeitura para que empresas de tecnologia se inscrevam para a realizam da fase de testes nos primeiros 11 espaços públicos.

“A PoC serve para estabelecer critérios e assim montar a licitação no futuro. O que acontece é que nessa área temos inúmeras soluções. Elaborar um edital fazendo uma explicação muito simplista, abre a oportunidade para soluções baratas e ruins ou muito caras. Por isso, decidimos, nesse primeiro momento, fazer uma prova de conceito onde fornecedores apresentarão propostas e essas passarão por análise do desempenho. A expectativa é de até 500 pontos de wi-fi gratuito na Cidade”, informou Mossambani.

Ele explicou ainda que o termo de referência está avançado, falta o desempenho dos testes que serão realizados através da prova de conceito para formatar em definitivo os parâmetros técnicos. Entre janeiro e março a licitação deverá ser realizada. Segundo ele, mesmo com o avanço da tecnologia móvel, implantação do 5G, é necessário investir em wi-fi gratuito porque mais de 60% dos acessos às redes sociais e sites acontecem por meio dessa internet. É uma forma de garantir conhecimento, atualização e acesso a serviço por parte da população.

As empresas do setor podem se inscrever até dia 30 de dezembro pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura. O período de teste será de 30 dias e pode ser prorrogado. As participantes vão arcar com os custos nesse trabalho inicial e serão certificadas. Os 11 primeiros pontos mapeados para a Proof of Concept são: Terminal Intermodal (Avenida Horácio Raccanello, 667), Biblioteca central (Avenida Horácio Raccanello, 6090), Escola Municipal Geraldo Meneguetti (Rua Guatemala, 797), Praça Renato Celidonio (Praça da Prefeitura), Estádio Willie Davids (Feira do Produtor), Secretaria de Infraestrutura (Avenida das Indústrias, 700), Secretaria de Juventude e Cidadania (Rua Luiz Gama, 89), Administração Floriano (Rua Ernesto Rossini, 555, Distrito de Floriano), Agência do Trabalhador (Avenida João Paulino Vieira Filho, 917), Secretaria do Trabalho (Avenida Herval, 64) e Centro de Ação Cultural (Avenida XV de Novembro, 514).

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: