Início Destaques do Dia Praça Napoleão Moreira será reinaugurada nesta sexta-feira

Praça Napoleão Moreira será reinaugurada nesta sexta-feira

Quem passa pela praça Napoleão Moreira da Silva, em Maringá, já percebe que a novela da obra de reforma chegou ao fim com a retirada dos tapumes do entorno. O trabalho de revitalização do espaço público começou em dezembro de 2021 e teve dois aditivos, um em outubro, outro no início deste mês. Agora, a praça já está liberada para a população, mas será oficialmente reinaugurada nesta sexta-feira, 16, a partir das 17 horas. Foram investidos mais de R$ 3,7 milhões.

Na área de 13,5 mil metros quadrados, foram mantidos os bancos curvilíneos de cimento, o busto do comerciante e vereador Napoleão Moreira da Silva, a vegetação de palmeiras e arbustos, assim como o desenho e traçado original e outras estruturas de concreto. Na lista de novidades tem dois chafarizes, uma fonte aquática, equipamentos para ginástica, parquinho com piso emborrachado, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, paraciclos, iluminação com lâmpadas de led e câmera de segurança que será monitorada pela Guarda Civil.

Os comerciantes estavam ansiosos pelo fim do serviço na praça. A preocupação era de passar mais um final de ano com o fluxo diminuído por conta da obra. Segundo eles, os clientes deixaram de frequentar a região. A previsão da Secretaria de Obras era que a Praça Napoleão Moreira ficasse pronta antes do início da Campanha Maringá Encantada. Isso não aconteceu, mas ainda acontece em 2022. O projeto de reforma envolveu a Secretaria de Obras Pública (Semop), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e o Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura.

No início do mês foi publicado em Diário Oficial o 7º aditivo simplificado de continuidade do serviço no valor de R$ 116.548,52, o que corresponde a 3,10% do valor inicial do contrato. Foi uma reprogramação físico-financeira com aumento de metafísica. No dia 25 de outubro, o 6º aditivo ao contrato nº 1281/2021 prorrogou o serviço por mais 60 dias, ou seja, reagendando a entrega da praça somente para o ano que vem. Segundo a Prefeitura, houve necessidade de realizar um aditivo por conta da chuva e para readequações técnicas no projeto.

A cerimônia de reinauguração, nesta sexta-feira, terá apresentação musical dos Arautos do Evangelho e brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças, como cama elástica, brinquedos, recreação, pinturas, distribuição de pipoca e algodão doce, entre outros. Serviços gratuitos serão oferecidos pela Secretaria de Saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e autoteste de HIV. Para fechar a programação, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizará orientações sobre o trânsito seguro com participação dos mascotes.
A Praça foi criada no final da década de 1940 e em 1962 o espaço foi urbanizado com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci. A rodoviária da Cidade já foi abrigada na área, assim como o Bosque das Essências, o terminal de transporte coletivo e, em outras edições natalinas, recebeu a Casa do Papai Noel e um pequeno parque de diversão.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: