Um levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa e Estatística (Depea), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), revelou que 66% dos consumidores pretendiam fazer compras de Natal e 36% gastariam mais neste ano, pelo menos R$ 500. Além disso, a média de compra por maringaense era de 3,5 presentes para o Natal. Estimativas que estão sendo confirmadas, segundo os comerciantes, durante a campanha Maringá Encantada.
João Otávio Junior, gerente de uma loja tradicional de calçados no município, disse estar satisfeito com o crescimento nas vendas. Para ele, em 2022 está valendo a pena ficar com o estabelecimento aberto até mais tarde. O horário estendido e as facilidades proporcionadas aos clientes, como parcelamento em cartão e crediário, têm feito a loja ter um movimento superior ao da mesma época no ano passado.
“Pelo menos 20% a mais de venda nós já registramos nessa semana que antecede o Natal e para a próxima não deverá ser diferente. Até o final do ano ainda tem muitas festas acontecendo, revelação de amigo secreto, motivos não faltam e as pessoas estão aproveitando. Sem contar que estão gastando mais. Aqui na loja estou atendendo muita gente da Cidade, mas também de municípios vizinhos como Paiçandu, Marialva, dos distritos de Maringá, até de Cianorte e Campo Mourão”, disse o gerente.
Junior ressaltou ainda que muitos consumidores relatam que vieram até Maringá para as atrações da Maringá Encantada e aproveitaram o passeio para comprar presentes. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que o maior movimento na Cidade está acontecendo nas últimas semanas de dezembro. O balanço econômico será divulgado somente em janeiro, onde também será divulgada a estimativa de público durante toda a campanha.
A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, antes do início da Maringá Encantada divulgou a expectativa de que a campanha atraia um público de 2 milhões de pessoas, injetando cerca de R$ 100 milhões na economia local. Na pesquisa da Acim, dentre os 484 consumidores entrevistados, 73% compram em lojas físicas. Quanto aos fatores que influenciam a decisão de compra, 37,1% dos entrevistados destacaram as promoções de preços, e 14% disseram que avaliam as condições de pagamento. Dos que recebem 13º salário (72%), 14,3% utilizarão o recurso para comprar presentes.
NATAL
O Natal, dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa. A data é uma ótima oportunidade de trocar presentes, mas antes disso é a chance de viver o sentido do amor entre familiares e amigos. Padre Leomar Montagna, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Sarandi, reforça que “no Natal, Deus visita nossa terra, visita nosso mundo, nossa casa, mas, acima de tudo, nosso coração. Jesus vem para nossa salvação, vem anunciar o Reino de Deus. Em Jesus, a humanidade passa a ter novo sentido e a esperança de uma nova vida”.
O sacerdote relembra que na trajetória terrena, Jesus ensinou o caminho do bem, do amor, o caminho da salvação. Salienta que “celebrar o Natal é deixar que Jesus viva em nós, a ponto de dizer o que o Apóstolo Paulo disse: “Não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim. Jesus crê em nossa superação e transformação, Ele nos perdoa, sua misericórdia é infinita”.
De acordo com as histórias bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. Os dois saíram de Nazaré e viajaram 140 quilômetros até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo. Maria deu à luz a Jesus naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura.
Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos: Melchior, Baltazar e Gaspar. Segundo a passagem da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução