O Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR) divulgou dados sobre o número de casamentos no Estado. Em Maringá, na comparação com o ano passado, as pessoas estão casando mais. Em 2021 foram contabilizadas 2.625 uniões; este ano, até dia 23 de dezembro, o município teve 2.746 casamentos no civil. O mês de preferência dos apaixonados foi agosto, quando aconteceu 393 cerimônias nos cartórios.
De acordo com profissionais da área, antigamente os noivos agendavam com antecedência, agora estão procurando os cartórios e agendando datas mais próximas. Para casar basta procurar o cartório civil mais próximo dentro da cidade em que mora, levar os documentos pessoais, assim como duas testemunhas. O prazo, que antes era de 16 dias, baixou para cinco dias de espera. O registro civil é o que oficializa a união e custa em média R$ 480.
Enquanto o número de casamentos aumentou, o de divórcios caiu em Maringá em 2022. O Irpen-PR mostrou que foram 81 separações a menos que no ano passado. Este ano houve o registro de 454 divórcios, em 2021 foram 535.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.