As primeiras obras para instalação de uma usina fotovoltaica, que vai gerar energia solar para o Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name, devem começar no primeiro trimestre deste ano. Uma empresa de Santa Catarina ficará responsável pela instalação. A licitação foi finalizada em novembro do ano passado e a ordem de serviço já foi assinada. O valor da obra será de R$ 5,3 milhões e a economia estimada para o Aeroporto chega a 80%.
“Foi feita assinatura do contrato e agora há pontos a serem definidos porque é uma obra que demanda muito. A conversa com a empresa é para questões operacionais de instalação. No primeiro trimestre deveremos iniciar a obra. Será uma economia de até 80%, dependendo da estação do ano, variedade do Sol, mesmo assim a média é de 65% de economia. A previsão para conclusão de todo o trabalho é no final do primeiro semestre. Contando com possíveis contratempos, a previsão otimista de funcionamento é para agosto ou setembro”, disse Murilo Martins, diretor de operações do Aeroporto.
Em números precisos, a usina vai gerar energia de 826 quilowatt-hora (kWp) pela captação solar. A energia sustentável será utilizada na iluminação, ar-condicionado, equipamentos, entre outros.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução