Conta no Diário Oficial de Maringá a nova resolução da Secretaria de Bem-Estar Animal a respeito das feiras de adoção realizadas com o apoio da Prefeitura. A partir de agora deverá ser estabelecido um cronograma anual dos eventos que acontecerão ao longo do ano. Esse relatório deve ser apresentado todo mês de janeiro. Ficou ainda mais rígida a participação de animais nas feiras, o controle será ainda maior para garantir a saúde dos bichos.
Dessa forma, os animais presentes terão de estar em boas condições de saúde, higienizados, sem nenhum tipo de parasitas como pulgas, carrapatos, entre outros, além de vermifugados. Os maiores de seis meses precisam obrigatoriamente estar castrados. A exceção é apenas para aqueles que ainda não estejam desenvolvidos o suficiente para a castração ou que não podem passar pelo procedimento por algum motivo particular que provoque risco ao animal.
A resolução determina que não serão aceitos, nas feiras de adoção, filhotes de animais cuja a mãe não esteja castrada, com exceção dos casos em que a mãe não foi resgatada com a ninhada de filhotes. Ficou oficializado que todo animal deverá ser microchipados e cadastrados no aplicativo Petis da Prefeitura de Maringá antes de estar em qualquer evento do município.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução