“Aos amigos os favores, aos inimigos a lei.” (Nicolau Maquiavel)
CANDIDATO
Em uma entrevista, o vice-prefeito Edson Scabora disse que o seu partido MDB inevitavelmente terá um candidato a prefeito nas próximas eleições. Então, muito provavelmente este candidato será ele mesmo.
NATURAL
É quase sempre natural que o vice seja o candidato a sucessor do titular, mas desta vez os comentários são de que, por aqui, não será tão natural assim em 2024. Muitos nomes estão surgindo, pessoas que tem laços com o prefeito Ulisses Maia, que terá uma difícil decisão de quem apoiar para substituir sua cadeira.
LADO
Um amigo que gosta de política fez o seguinte comentário: todos estes atos que estão acontecendo no país vão dividir cada vez mais as pessoas, em direita e esquerda, e todos os partidos vão acabar tomando um lado”. O que acontecerá como resultado desta divisão, veremos claramente já nas eleições de 2024.
NOMEAÇÃO
O delegado Cézar Luiz Busto de Souza, que foi superintendente da Polícia Federal em Maringá e teve uma passagem Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), assume a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Já começa o novo emprego com a missão de comandar as investigações e procurar os “cabeças” da invasão em Brasília.
ANTIDEMOCRÁTICAS
E o ministro do STF, Alexandre de Moraes, fez um discurso duro sobre o que aconteceu em Brasília. Chamou os invasores de antidemocratas e terroristas, avisando para as cerca de 1.500 pessoas que estão detidas que prisão não é colônia de férias. E disse mais, que vai em busca de quem financiou e incentivou a ação e também os acampamentos em frente aos quartéis. Se tranquilo ele já põe medo, bravo então o homem é temível.
IMPOSTOS
Somente com IPTU os maringaenses deverão pagar aproximadamente R$ 270 milhões, e de IPVA cerca de R$ 325 milhões, onde metade do valor arrecadado vai para o Estado e metade fica para Maringá.
DISPOSIÇÃO
O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Mário Hossokawa, passou por um sério problema de saúde no ano passado e ficou dois meses afastado de suas atividades. Mas agora está muito bem e já falam que ele deverá concorrer à reeleição em 2024, quando terá 78 anos de idade, mas com muita disposição. Este é um dos santinhos das muitas campanhas eleitorais que Mário concorreu.
ACERVO
Esses santinhos que estamos publicando na coluna fazem parte do grande arquivo do nosso grande e saudoso jornalista Verdelírio Barbosa. Verde deixou um grande acervo histórico de personagens e da Cidade. Parte das fotos antigas foram doadas pelos filhos para o jornalista e amigo Angelo Rigon, que está digitalizando todo o material. Grande Verde, fez e continua fazendo história.