Início Destaques do Dia Campanha ′Janeiro Branco′ tem ações no Terminal Urbano

Campanha ′Janeiro Branco′ tem ações no Terminal Urbano

Este ano, a 10ª edição do Movimento Janeiro Branco é ‘A Vida Pede Equilíbrio’. Essa campanha é dedicada à construção de uma cultura da saúde Mental na humanidade. O objetivo é chamar a atenção das pessoas, das instituições, sociedades civis organizadas e das autoridades para as necessidades relacionadas a Saúde Mental. Em Maringá, a Secretaria de Saúde iniciou a programação da campanha ′Janeiro Branco′ para conscientizar, prevenir doenças e promover o bem-estar emocional da comunidade.

Até sexta-feira, dia 13, as equipes da Saúde estão no Terminal Urbano, das nove às 12 horas e das 13h30 às 16 horas, distribuindo panfletos e orientando a população sobre os cuidados com o psicológico, além de outros serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura. No dia 27, servidores da Saúde, Juventude e Cidadania (Sejuc), Criança e Adolescente (Secriança), e Assistência Social (SAS) vão participar de uma palestra no auditório Hélio Moreira.

A psicóloga e diretora do Centro de Atenção Psicossocial Juvenil (Caps I), Raquel Barros de Souza, e o psicólogo da 15ª Regional de Saúde, Mário Seto Takeguma Júnior, serão os palestrantes. O encontro será das 8h30 às 11h30. O público é formado por profissionais que lidam direta ou indiretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade mental e que buscam por ajuda

“O tema ′A vida pede equilíbrio′ destaca a importância do autocuidado. As pessoas precisam olhar para si mesmas com mais carinho, precisam entender quando estão em sofrimento psicológico e, assim, buscarem ajuda”, afirmou a coordenadora da Saúde Mental, Maria Heloísa Cella.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura divulgou informações sobre a rede de atendimento especializado para o tratamento da saúde mental para a população. Ao todo são quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que atendem de forma integral e contínua.

Caps I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária. Horário de funcionamento é das 7h30 às 18 horas, na Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: local que oferece tratamento para a população adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas. Horário de funcionamento, entre sete e 19 horas, Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps II Canção – Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Horário de funcionamento: sete às 18 horas, Rua Alfredo Pujon, 733

Caps III: Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves. Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente, das sete às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas. Fica na Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.

Por fim, o Hospital Municipal tem Emergência Psiquiátrica 24 horas. A unidade está localizada na Rua. Vereador Gerson Soares Costa Kuriango esquina com a Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, s/n, Jd. Ipanema.

Victor Cardoso c/ Assessoria
Foto – PMM

COMPARTILHE: