Início Maringá Selurb retira 38 toneladas de resíduos de imóvel na Vila Santa Izabel

Selurb retira 38 toneladas de resíduos de imóvel na Vila Santa Izabel

As equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) recolheram, esta semana, 38 toneladas de materiais que estavam em uma residência na Vila Santa Izabel. No local foi constatada a presença de resíduos sólidos e mato alto; área potencial para criadouros do mosquito da dengue, além de atrair animais peçonhentos e ratos. O proprietário do imóvel, que já havia sido autuado anos anteriores por má conservação, foi multado em R$ 2.353,50.

Dessa vez, além da multa e cobrança pelo serviço executado, também foi aplicado fator multiplicador de 1,5 sobre o valor da última infração, conforme prevê a lei municipal n° 850/2010. A notificação é emitida pela Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda (Sefaz).Depois da notificação, o proprietário tem prazo de 15 dias para executar os serviços solicitados, principalmente o de limpeza. Após o prazo, acontece a notificação que pode ser convertida em auto de infração com aplicação de multa, caso não haja solução.

“É fundamental que a comunidade mantenha os quintais limpos e roçados. Além disso, nos casos de má conservação, é importante que seja realizada denúncia na Ouvidoria Municipal. As ocorrências podem ser registradas no aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, no site da Prefeitura ou pelo telefone 156. O acúmulo e o descarte irregular causam prejuízos ambientais e danos à saúde”, disse o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas.

A taxa de roçada e de limpeza é atualizado anualmente pela Prefeitura. Em 2023 a taxa é de R$ 1,13 por metro quadrado realizado. A limpeza tem como referência o custo hora/máquina, de R$ 172,48. Isso somado ao custo da carga do caminhão, R$ 258,72 por viagem.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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