Início Maringá Semáforos para ciclistas começam a funcionar na Avenida Pedro Taques

Semáforos para ciclistas começam a funcionar na Avenida Pedro Taques

O cruzamento da Avenida Pedro Taques com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto é o terceiro com maior número de acidentes em Maringá. Para realizar adequações no trânsito e trazer segurança para os ciclistas, o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) estabeleceu projetos e um começou a funcionar ontem neste local. Se trata de dois semáforos exclusivos para ciclistas. Com os equipamentos a conversão de veículos à esquerda fica proibida.

Funciona da mesma forma que o semáforo para veículos, tendo as mesmas cores e os significados. No local foi proibida a conversão a esquerda na Avenida Pedro Taques para que os ciclistas consigam seguir na mesma direção que os veículos. Os dois semáforos ficarão verde ao mesmo tempo, mas o ciclista não precisará se preocupar porque nenhum veículo poderá converter para o lado da ciclovia. Muitos ciclistas, sem a sinalização específica, não seguem as leis de trânsito. Agora tem uma linha de retenção para esperar a abertura do semáforo e assim realizar a passagem com segurança”, explicou o engenheiro civil da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rhuam Amorim.

Ainda segundo o engenheiro civil, os próximos equipamentos serão instalados também na Avenida Pedro Taques, nos cruzamentos da Avenida Mauá e Horácio Racanello. Posteriormente, os semáforos devem ser colocados nas ciclovias da Tuiuti e Mandacaru. Além do equipamento específico para ciclistas, o município realizou a instalação de semáforos de pedestres, sinalização tátil e o prolongamento do canteiro central para a criação de áreas de segurança aos pedestres.

De acordo com informações do PlanMob, a bicicleta em Maringá é responsável por 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional. O trabalho é a principal razão para locomoção com as bikes, sendo responsável por 52% dos 37,2 mil deslocamentos ′origem-destino′ registrados. Na sequência, 34% das pessoas estão em deslocamento para escola; 5% para compras e lazer; e 8% outros motivos e destinos. A média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% levam entre 16 e 30 minutos para percorrer o trajeto.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Pupur, destacou que os projetos são desdobramentos de estudos importantes. O município tem 43 quilômetros de ciclovias e a meta é chegar até 50 quilômetros em 2024. A ciclovia na Avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário, ganhará 750 metros de extensão; obras a partir de fevereiro. Ciclovia que vai fazer parte de um quadrilátero ligando outras ciclovias existentes e bairros distantes.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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