O Microempreendedor Individual (MEI) é um empreendedor que tem um pequeno negócio e conduz a empresa sozinho. A atividade determina que o profissional tenha um rendimento fixo anual para se manter dentro da modalidade. Com a criação da modalidade, uma série de profissionais puderam se formalizar e ter acesso a benefícios, como aposentadoria, licença-maternidade, financiamentos, entre outros. Em Maringá, atualmente, são 41 microempreendedores individuais.
Os números no município mostram que a formalização de profissionais com abertura de microempresas vem crescendo ano a ano. Em 2016, Maringá tinha 14.633 MEIs. Já de 2021 para 2022, o número aumentou 18%, encerrando 2022 com 41 mil profissionais. Essa é uma opção que os trabalhadores têm para manter a renda. Inclusive, existem casos de pessoas que estão com carteira assinada, mas desenvolvem atividades paralelas como complemento.
As áreas que mais tem MEIs em Maringá são da beleza, produção de vendas e comércio varejista. Outras que estão crescendo são vestuário e acessórios, de acordo com informações da Sala do Empreendedor. Quem deseja abrir uma empresa como microempreendedor individual pode procurar a sala que fica no térreo do Paço Municipal ou fazer a formalização gratuitamente pela internet. O registro de MEI foi criado pelo Governo Federal para enquadrar profissionais que exerciam atividades profissionais na informalidade.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução