Início Colunistas Esperança no futuro e antídotos para o inesperado

Esperança no futuro e antídotos para o inesperado

Sua forma de pensar e agir definirão o seu futuro. Otimistas enxergam oportunidades nas dificuldades… pessimistas enxergam dificuldades nas oportunidades!

O dia de hoje poderá ser melhor e ser ainda considerado um sinônimo de oportunidade onde você pode fazer a diferença na vida das pessoas. A partir de hoje você pode deixar a sua marca! Seu trabalho é sua marca. Existe um passo indispensável para conseguir isso, ou seja, saber o que realmente quer na vida. Lembro ao leitor que a maioria sabe apenas o que não quer.

É num momento de decisão que você muda o seu destino para sempre. E isso faz de você mais seguro e confiante para construir seus resultados. A esperança no futuro é o poder no presente, e isso é representado aqui na Terra por suas atitudes, sua forma de pensar e ver a vida, sua paixão pelas coisas que faz e seu discernimento pelo que deixa de fazer.


O mundo é cheio de astúcias, mas não podemos cair na descrença, pois as virtudes sempre existirão. Há histórias que encantam e ensinam. Os campeões deixam marcas e o sucesso tem leis que, se forem seguidas, constroem vitórias, transformam alunos em mestres. Sonhar é o primeiro passo. William Shakespeare disse: “Sonhos, é disto que vive o homem”. Há pessoas que esquecem de seus sonhos e pagam o alto preço de uma vida mal vivida. No meu livro “Sua vida não é uma questão de sorte” eu encarei esta questão dizendo que a pior vida é a vida que não se vive.

Um autor norte-americano, já falecido, seu nome Jim Rohn que diz: “Tenho pena das pessoas que tem um restaurante favorito, mas não tem um autor ou livro favorito, pois elas sabem onde alimentar seu corpo, mas não sabem onde matar de fome sua alma”.  Esse mesmo autor diz que o fracasso não é um evento isolado e geralmente é o resultado inevitável de um acúmulo de pensamentos e decisões erradas, ou seja, nada mais é do que alguns erros de julgamento repetidos todos os dias. Tenho orgulho desse mesmo autor ter me assistido no Macksoud Plaza em São Paulo.

Por que alguém acha que um pequeno erro não fará nenhuma diferença? Momentos desperdiçados aqui ou acolá parecem que não fazem falta, mas a verdade é outra. É a lógica dos alcoólatras que dizem que um copo não mata ninguém, então toma outro e mais outro… e nós sabemos onde vai acabar esta história.

As consequências raramente são instantâneas. Elas se acumulam até que inevitavelmente o dia do juízo finalmente chega e se paga o preço das decisões erradas…  estas decisões pareciam tão “pouco importantes”, mas que somadas aos eventos do tempo transformam-se numa bola de neve sem controle. No curto prazo esses pequenos erros parecem não causar nenhum efeito.

Como o Céu não caiu em nossa cabeça ontem, achamos que hoje também não vai acontecer, ou seja, simplesmente repetimos os mesmos erros e continuamos a fazer escolhas erradas. Quando crianças, aprendíamos rapidamente a não colocar a mão na tomada porque o choque era inevitável e de tanto os nossos pais gritarem, acabávamos aprendendo que ali era perigo.

Mas na vida isso raramente acontece. Poucas são às vezes nesta vida que o fracasso lhe dará gritos de alerta. Melhorar a vida é entender que o futuro é o que você está plantando hoje. Lembre-se também de trocar os pequenos erros pelos pequenos acertos. A vida lhe dá o que você dá para ela!Quem tem atitude 100% sabe e aprende com os erros e que pequenos acertos constroem grandes vitórias.

Aqui entra o que chamo de ANTÍDOTOS PARA O INESPERADO e evidenciamos que otimistas enxergam oportunidades nas dificuldades e pessimistas só enxergam dificuldades nas oportunidades.

Acredito que o maior antídoto para o inesperado passa pelo caminho da alegria, do entusiasmo e boa vontade. Você sai de casa adiantado e uma obra no caminho impede você de ser pontual… chego para realizar uma palestra com igual antecedência… mas o pessoal do som e multimídia deu uma “saidinha” e lá vai a sua concentração…

Você organiza o seu final de semana na praia e não conta com a chuva de última hora… tantos imprevistos que podem acontecer na vida… o que fazer? Só restam duas coisas a fazer: Se revoltar e transformar seu dia num inferno ou saber conviver com o inesperado e aí entra a boa vontade.

Não somos capazes de mudar os fatos, mas podemos dar-lhes novos significados. Eu não tenho dúvidas que o inesperado pode nos surpreender. Entra aí uma palavra-chave: Planejamento. Isto é fundamental! Com ele criamos a capacidade de reorganização e reação positiva aos fatos.

Na primeira oportunidade que estiver no trânsito, em vez de xingar, mostre-se capaz de ver o que todo mundo vê, mas enxergando diferente! Essa alegria pela vida é a mesma de quem consegue enxergar dois grandes milagres diários, o nascer do sol e o pôr do sol, isto é, a vida! A motivação que supera obstáculos e ajuda a construir grandes resultados é a mesma que cria antídotos para qualquer inesperado.

Não conheço outro caminho do sucesso senão esse, das pessoas mais felizes que produzem dias, semanas e anos felizes.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: