Início Maringá Mudança de Governo Federal deve atrasar abertura do Hospital da Criança

Mudança de Governo Federal deve atrasar abertura do Hospital da Criança

O Hospital da Criança de Maringá já deveria estar funcionando em 2022. Várias previsões de abertura não foram cumpridas e, segundo o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, a espera deverá ser ainda maior. Um dos motivos para o adiamento seria a mudança do Governo Federal. Ele garante que será necessário um apoio financeiro maior do Ministério da Saúde, além dos recursos da Prefeitura e do Governo Estadual.

“A administração municipal e o Governo do Estado estão trabalhando nisso junto ao Governo Federal. Houve mudança nacional e temos que trabalhar isso. O custeio não pode ficar somente sob Prefeitura e Estado, precisa da ajuda do Ministério da Saúde, mas a pasta vem enfrentando problemas de recursos desde 2016. Se não tiver um olhar diferente para o Sistema Único de Saúde (SUS), daqui para frente esse problema vai aumentar. Precisamos dessa ajuda federal”, disse Preto.

Ele informou que conversou com o prefeito Ulisses Maia e deixou claro que o Hospital da Criança é uma unidade de especialidades e não para pediatria geral. Concluiu que “é necessário atuar nos projetos todos na mesma linha. Não é pegar uma chave, abrir e funcionar, testes sendo realizados, tudo com muita responsabilidade. Só entrará em funcionamento quando tudo estiver 100%”. No começo deste mês, o deputado federal Ricardo Barros (PP) publicou em redes sociais que conseguiu garantir os recursos para a compra de equipamentos para o Hospital da Criança de Maringá atendendo um pedido da Prefeitura.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: