Você quer fazer grandes coisas? Quer? Então aprenda com os melhores!
Ninguém chega a nenhum lugar sem ter clareza de propósito, sem planejamento e sem boas referências.
Tem gente que acha que basta ter uma ideia na cabeça e muito trabalho para obter os resultados esperados.
Embora essa regrinha possa até funcionar para algumas pessoas, não é o que acontece com a maioria.
Basta observar as estatísticas. No Brasil, por exemplo, geralmente os empreendedores quebram dois negócios e só conseguem sucesso no terceiro. Noutras palavras, precisam se dar mal, precisar quebrar a cara duas vezes para, só depois disso, ter o sucesso desejado.
Por que isso acontece? Há diferentes causas, mas talvez uma das mais importantes: investimos pouco tempo na preparação e na busca por boas referências.
Em outras palavras, se você quer realizar grandes coisas precisa procurar dicas e bom exemplos para encontrar a direção certa.
Livros e trabalhos publicados são excelente ajuda em termos de pesquisa documentada e exemplos de sucesso. A internet também se tornou outra ferramenta inestimável de informações relevantes.
Sempre vai existir gente que trilhou os caminhos que pretendemos trilhar. E as experiências documentadas dessas pessoas – em livros, trabalhos publicados e relatos verbais – servem de referência para evitar cometer erros tolos.
Tempos atrás, ouvi o relato de um empreendedor de sucesso nos Estados Unidos. Ele conta que, depois de alguns anos de muito trabalho, um colega mais experiente lhe disse:
“[Fulano], você é um cara esperto, mas tem gente que viveu muito antes de você. Você não é o primeiro a sonhar alto, então seria interessante estudar o que outros aprenderam primeiro, para então construir suas ações com base no que aprendeu com eles”.
Percebe a profundidade disso?
Quando a gente estuda, a gente não perde tempo; a gente ganha tempo. Ao estudar, a gente aprende com os outros – com o que viveram, com o que experimentaram…
O mundo não começou ontem. Muitas gerações vieram antes de nós. Eu costumo dizer para meus alunos: esse celular lindo e apaixonante que você tem nas mãos é fruto da luta histórica da humanidade para se comunicar à distância. O whatsapp que você usa hoje era a mensagem de fumaça que os antepassados usavam para se comunicarem.
O rádio, como veículo de comunicação de massa, se tornou realidade em 1920. Mas, entenda, a invenção começou bem antes quando foram descobertas as ondas eletromagnéticas, em 1863. E detalhe, essa descoberta só aconteceu em função de outras teorias que vinham sendo estudadas há mais de 40 anos.
Ou seja, quando o rádio surge, nasce como resultado de diferentes estudos feitos ao longo de mais de 100 anos. E estudos que nada tinham a ver com o rádio em si, mas que permitiram que o rádio fosse criado.
Não sei se você está entendendo… Mas o que quero reafirmar é que, se você quer fazer coisas grandes, precisa olhar para a história e buscar referências nos conhecimentos que outras pessoas desenvolveram ao longo do tempo.
A pesquisa e a experiência dos outros são o melhor lugar para começar a procura por sua resposta. Trata-se de um ato de humildade e inteligência. Tudo o que existe, existe em função de um conhecimento anterior. Seria ingenuidade da nossa parte abrir mão de buscar esses saberes.
Portanto, busque aprender com os livros, com os relatos… Busque se inspirar nos melhores.
Armado com esse conhecimento, você pode olhar a situação do alto, enxergando tudo o que você já sabe e o que tem sido feito para atingir seus objetivos.
Sua jornada em busca de seus sonhos não será solitária. Você estará amparado pelo saber de outras tantas pessoas que já viveram inúmeras outras experiências e têm conhecimentos relevantes que podem te ajudar.–
Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog:
http://blogdoronaldo.wordpress.com
Siga-me no instragram:
http://instagram.com/ronaldonezo