A Prefeitura de Maringá informou que descredenciou a empresa Nativa Arborização Urbana Ltda, autorizada a realizar serviços de corte e poda de árvores no município; era a única a fazer o trabalho de forma particular. O motivo foi porque a empresa teria cometido irregularidades. Por meio de nota, o Executivo disse que “conforme a lei municipal nº 10.510/2017, os serviços de arborização realizados por empresas credenciadas podem ser realizados apenas nos casos em que há parecer técnico favorável emitido pelos engenheiros florestais da Secretaria de Limpeza Urbana”.
A empresa estaria cobrando de munícipes valores acima do permitido por lei e, recentemente. A Prefeitura ressaltou que diante dos fatos, após os trâmites legais e com amplo direito a defesa, realizou o descredenciamento. No momento, com essa decisão, Maringá não tem nenhuma autorizada a realziar poda e corte de árvores quando há pedido dos contribuintes. O trabalho de controle da arborização está a cargo da administração municipal; são 3.339 árvores na fila de espera com laudos apontando risco de queda.
Quanto a empresa, o Ministério Público instaurou inquérito para investigar a denúncia formalizada pelo Observatório Social. Em nota a Nativa Arborização Urbana disse que “vem prestando com excelência os serviços de arborização, sempre de acordo com a legislação pertinente, servindo como valiosa alternativa para os munícipes que desejam antecipar a realização dos serviços, uma vez que é extremamente comum, situações onde os munícipes aguardem a execução do serviço pela prefeitura por mais de 10 anos”.
Ao fim do documento, a empresa nega ter recebido notificação do Ministério Público ou do Observatório Social. (
Victor Cardoso
Foto – Reprodução