Início Maringá CMEIs e escolas municipais retomam aulas

CMEIs e escolas municipais retomam aulas

Na manhã de ontem, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais começaram a receber os quase 40 mil alunos no retorno das aulas. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc) as 116 unidades da rede passaram por serviços de roçada e limpeza para o início do ano letivo de 2023. A novidade para este ano foi a elaboração de um calendário pedagógico diferente, junto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai oferecer atividades de formação socioafetiva com o tema “o meu mundo compõe o nosso mundo”.

“O objetivo principal é normalizar as diferenças. Esse projeto vai mostrar que está tudo bem ser diferente. No primeiro mês falaremos do tema nos CMEIs numa perspectiva animal, da fauna. Já nas escolas por meio das relações afetivas, os laços emocionais criados. É uma iniciativa especial e integral, acontece sempre quando é possível associar aos conteúdos já aplicados. A formação de vínculos significativos auxilia na segurança da criança e isso tem relação direta com o desempenho escolar”, disse Nayara Caruzzo, secretária de Educação.

No ano passado, algumas licitações da secretaria foram revogadas ou suspensas; todavia haverá a retomada dos certames para compra de kit robótica e telas Interativas. Nayara garantiu ainda, assim com o prefeito de Maringá Ulisses Maia já comentou, que os uniformes e materiais escolares serão entregues a partir de março. Além do uniforme novo, que foi remodelado, tem tênis, mochila de rodinha e kit escolar. A licitação para compra dos itens foi finalizada em agosto por R$ 19.573.823,78; o que significa cerca de R$ 5 milhões a menos que o máximo que a administração pretendia pagar. A previsão é de comprar 703 mil peças.

Em Maringá, o horário de funcionamento dos CMEIs é das sete às 18 horas. Nas escolas municipais, as aulas no ensino regular ocorrem das 7h30 às 11h30, no período matutino; e das 13h30 às 17h30, no período vespertino. Para os estudantes da Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral), as aulas são das 7h30 às 16h30. Por fim, as atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também iniciaram ontem, tem aulas no período da manhã e noite em 14 unidades. Mesmo com o retorno, a EJA segue com matrículas abertas durante todo o ano

A secretária de Educação salienta que os interessados podem buscar as unidades escolares e as equipes orientam sobre as turmas e o funcionamento das atividades. As vagas são para pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Basta entrar em contato pelo telefone (44) 3221-6949.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: