A Serrana Engenharia, que tem sede em Joinville, Santa Catarina, venceu a licitação da Prefeitura de Maringá e ficará responsável pelos serviços de recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos domiciliares e recebimento e destinação final dos resíduos volumosos gerados no município. A oferta da empresa especializada, única participante do processo, foi de R$ 18,4 milhões e o município estava disposto a pagar até R$ 18,8 milhões.
De acordo com o edital, a destinação é prevista para acontecer “em aterro sanitário devidamente licenciado conforme as determinações da legislação vigente, em atendimento as necessidades da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana”. Atualmente, a Pedreira Ingá é responsável pelo serviço. No mês de abril do ano passado, vendeu o aterro à Serrana Engenharia.
O Observatório Social de Maringá, depois de alguns questionamentos sobre o certame, destacou que as empresas que tenham aterros sanitários próximos à região de Maringá, mas ainda não tenham área de transbordo instalado no município, não poderiam participar da licitação. Por sua vez, a Diretoria de Licenciamento e Controle Ambiental do Instituto Ambiental de Maringá informou que “o levantamento foi realizado de forma não exaustiva e através dos documentos disponibilizados pelo Sistema de Gestão Ambiental do IAT e plataforma do Licenciamento Ambiental do Município, podendo haver outros empreendimentos licenciados.”
Victor Cardoso
Foto – Reprodução