Início Destaques do Dia Saúde de Maringá recebeu 7,9 mil vacinas contra Covid-19

Saúde de Maringá recebeu 7,9 mil vacinas contra Covid-19

Na tarde de ontem, a equipe da 15ª Regional de Saúde fez a separação e as notas das doses de vacina contra Covid-19 que foram entregues pela Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quinta-feira, nove, a partir das 8h30, começa a entrega das doses para os 30 municípios. A distribuição será realizada pelos profissionais da farmácia da 15ª Regional, que fica na Avenida Herval. Ao todo chegaram 17.298 imunizantes.

No lote tem vacinas dos fabricantes: AstraZeneca Adulto (2.090 doses), Pfizer Adulto (5.988), Pfizer Baby (7.550) e Pfizer Pediátrica (1.670). Do total ficam em Maringá 7,9 mil vacinas, sendo 50 doses da AstraZeneca; 3.510 Pfizer Adulto; da Pfizer Baby são 3.560 unidades; e Pfizer Pediátrica 780 doses. Segundo a 15ª Regional, a estratégia de vacinação, a partir da entre das doses, fica a cargo dos municípios.

“Não existe mais prioridade. A vacinação está aberta para todos os públicos. O município pede a quantidade que acha necessária para 30 dias; porque temos vacinas com prazo de congelamento e isso precisa ser respeitado. Acontece de o Estado não conseguir mandar o valor total por conta do recebimento do Ministério da Saúde. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e cada cidadão pode procurar. A Secretaria poderá utilizar as doses como primeira, segunda, terceira dose, reforço, não existe mais remessa específica”, explicou a coordenadoria das vacinas.

O Jornal do Povo entrou em contato com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, para saber como será a distribuição, se haverá algum plano específico de imunização em Maringá e data para a retomada da vacinação. O secretário disse somente que “a 15ª Regional distribui para nossa central, a gente cataloga e encaminha para as UBSs. Acredito que talvez na sexta-feira”. Logo depois, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que a previsão é que a vacinação seja retomada na segunda-feira.

PARANÁ
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) distribuiu 261.999 doses de vacinas para as 22 Regionais de Saúde. Parte da remessa, 117.610 doses da Pfizer, é destinada para bebês a partir dos seis meses e outras 25 mil doses são para crianças de cinco a 11 anos. De acordo com informações da 15ª Regional de Saúde, os municípios que solicitam a quantidade que precisam. Porém, a exemplo da Pfizer para uso pediátrico, o Estado fez rateio do pedido para todos os municípios e não conseguiu atendê-lo em sua integralidade.

Além das vacinas pediátricas, outros 119.389 imunizantes para a população acima de 18 anos fazem parte desse envio da Sesa. Das vacinas Pfizer para bebês, 100 mil são para a primeira dose e 17.610 para a completude vacinal com a terceira dose (D3), iniciada em novembro de 2022. Das doses destinadas para a população adulta, 43.555 são AstraZeneca e 75.834 Pfizer/BioNTech.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: