Com diversas iniciativas para garantir agilidade aos serviços prestados, a Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh), licenciou 2.245.317,87 m² em 2022, o que representa aumento de 10% em relação ao ano passado. Além disso, foram assinados contratos para 2.169 apartamentos em 11 empreendimentos das Zonas Especiais para Habitação de Interesse Social (ProZEIS). No município, o alvará é liberado em torno de 10 dias e o Habite-se em torno de 15 dias, em média. Anteriormente, os procedimentos levavam mais de um mês para ficarem prontos.
Apenas no ano passado, foram emitidos 2.245 alvarás. O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, destacou que os processos para garantia de agilidade aos serviços têm colocado Maringá como referência. Segundo ele, os números são reflexos das melhorias dos processos, o que impulsiona o crescimento e a economia da cidade. No entanto, a atuação é voltada para o desenvolvimento social.
O secretário explicou que, nesse aspecto, a Seurbh trabalha com a implantação de projetos que atendem as políticas públicas habitacionais e com a entrega de moradias para a população. Dos mais de 2.169 apartamentos que tiveram os contratos assinados, 800 já foram negociados e o restante está em negociação pelos empreendedores. Com recursos próprios, a Prefeitura de Maringá também realizou a entrega de 22 casas populares no ano passado e iniciou a construção de outras 20, o que totaliza 42 moradias. Em 2022, também foi lançado o projeto Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), transformado em lei municipal. A iniciativa vai melhorar as moradias precárias de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Redação
Foto – Reprodução