Início Maringá Testes avaliam pontos de Maringá que vão receber sinal grátis de internet

Testes avaliam pontos de Maringá que vão receber sinal grátis de internet

A Agência Maringá de Inovação e Tecnologia (Amtech) está acompanhando a fase de testes de wi-fi gratuito em 12 pontos do município. As quatro empresas de telecomunicação responsáveis (WiFire, Ligue, ISPX e Algar) instalaram os equipamentos e já avaliam o fornecimento do sinal. Os técnicos estiveram ontem na Biblioteca Central para iniciar o serviço dentro do espaço. Os resultados serão avaliados pelos próximos 60 dias para que, a partir daí, a Prefeitura abra o certame que vai contratar a empresa que vai implantar o projeto maior de internet.

“Quando a prefeitura definiu os 12 pontos, foram escolhidos locais com características diferentes. Tem prédio amplo, espaços abertos, o Terminal Intermodal com uma estrutura própria e desafiadora, escolas com várias divisões e salas, assim por diante. Esse é o desafio, adaptar soluções para as diversas condições que a Cidade apresenta; por isso, o teste é muito importante. O prefeito sinalizou que a gente contemple até mesmo as feiras livres com o sinal gratuito, além de postos de saúde e dos complexos Meu Campinho. A previsão é que a licitação final ainda seja aberta no primeiro semestre de 2023”, disse Edney Mossambani, presidente da Amtech.

A solução deve ser composta por link de internet, solução controladora de captive portal e antenas wi-fi. Os espaços abertos selecionados foram: Catedral Nossa Senhora da Glória; Parque do Ingá; Vila Olímpica; Feira do Produtor (estacionamento do Estádio Willie Davids); e Terminal Urbano Intermodal. Já os espaços fechados que terão internet são: Biblioteca Central; Procon; Agência do Trabalhador; Sede administrativa de Floriano; Centro de Ação Cultural (CAC); Sede da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab); e Sede da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A Agência Maringá de Inovação e Tecnologia tem liberdade para sugerir outros lugares ou alterar pontos no município; um dos critérios é que o sinal em locais abertos alcance um raio de cerca de 60 metros.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: