Início Maringá Vestibular da UEM registra 34% de abstenções

Vestibular da UEM registra 34% de abstenções

A Universidade Estadual de Maringá realizou no último domingo mais uma edição do Vestibular de Verão da instituição. As provas foram aplicadas em Maringá e em 10 cidades da região. Cerca de 13.455 estudantes concorreram a uma das 2.366 vagas ofertadas em mais de 70 cursos de graduação.

Os candidatos tiveram cinco horas para responder 50 questões objetivas de múltiplas alternativas e escrever uma redação. Neste ano, o tema foi “mensalidade em universidade pública”. A concorrência maior foi para o curso de Medicina, com 386 candidatos por vaga.

Nesta edição do vestibular, 34,5% dos inscritos não compareceram para realizar a prova. De acordo com o coordenador geral da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Santulo, o índice não surpreendeu. “Na verdade, ficou bem próximo dos números de eventos que ocorreram nessa mesma época em anos anteriores. Provavelmente essa abstenção se deve a candidatos que já foram aprovados em outros processos e que possam ter desistido devido a isso. O atraso no calendário acadêmico da UEM pode ser outro fator que contribuiu”, explica.

O maior índice de faltas já registrado em um vestibular da UEM foi em 2020, no início da pandemia de Covid-19, quando 46% dos inscritos não compareceram para realizar a prova.

RESULTADO
O resultado provisório do vestibular já está disponível na página da CVU e no aplicativo Vestibular UEM. O caderno de prova também pode ser consultado. Os candidatos têm o prazo de 24 horas para recorrer.

Os aprovados neste vestibular devem iniciar o ano letivo já no segundo semestre. O objetivo é ajustar o quanto antes o calendário acadêmico, que precisou ser readaptado por conta dos transtornos causados pela pandemia de Covid-19.   

MUDANÇAS
A CVU estuda mudanças para as próximas edições do vestibular. Uma delas é a realizar o próximo vestibular de verão no mês de dezembro, como acontecia tradicionalmente. Outra possibilidade é a volta da edição de inverno do concurso. Já a prova deve permanecer sendo realizada em apenas um dia.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: