A Secretaria do Estado de Saúde (Sesa) registrou nesta quarta-feira mais 11 novos casos de Mpox, ou varíola dos macacos no Estado do Paraná. Na divulgação do boletim de informe epidemiológico foram cinco casos confirmados em Curitiba, um em Campina Grande do Sul, um em Pinhais, um em São José dos Pinhais, um em Cascavel, um em Toledo e um em Arapongas.
Agora, o Paraná registra um total de 299 casos confirmados, sendo que a maioria deles se dá em pessoas do sexo masculino, com faixa etária de 20 a 39 anos. Curitiba segue sendo a cidade com maior número de pessoas infectadas pelo vírus.
A varíola dos macacos é uma doença viral transmitida pelo contato próximo a uma pessoa infectada, através tosses ou espirros, e outros tipos de contato como o compartilhamento de materiais. Ao ser infectado, os sintomas são febre, mal-estar e dores no corpo. Os meios de prevenção são bem parecidos com as recomendações contra a Covid-19: usar máscaras, lavar as mãos e evitar contatos próximos com pessoas que possuem suspeita do vírus.
Até o momento, nenhum óbito foi registrado no Estado.
Vivian Pedroso
Foto – Reprodução