A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Inovação e Tecnologia (Amtech), recebeu um importante apoio para a formação de mão de obra especializada na área de Tecnologia da Informação (TI). A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) cedeu 100 computadores para o município na semana passada. Os equipamentos serão usados nos cursos de capacitação que começarão em breve, logo após a inauguração da nova sede da Amtech, no Terminal Urbano, em março.
O repasse dos equipamentos foi por meio de uma parceria com o Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná (Sind-TI) e do TI Paraná Londrina. Os equipamentos são formados por 100 gabinetes seminovos com hardware e 100 monitores, dos modelos Intel Core i3 e i5, num investimento de cerca de R$ 150 mil. “Esses equipamentos serão usados no treinamento de jovens nos cursos de TI em Maringá. Será uma capacitação com inclusão social dos jovens no setor de tecnologia, gerando emprego e renda, numa parceria entre sindicato, empresas e Ametch”, comenta o presidente do Sindi-TI, Ednaldo Silva.
Inicialmente, a Amtech promoverá quatro cursos: Básico de Informática, Letramento Digital para Pessoas da Terceira Idade, Introdução à Programação e Introdução à Manutenção de Computadores. Serão cerca de 100 vagas. As inscrições serão abertas em breve.
Amtech – A nova sede da Amtech fica no piso superior do Terminal Urbano, no centro da cidade, num espaço de 1 mil m². Haverá duas salas para cursos de formação, com capacidade para 22 alunos em cada. As obras da sede estão na fase final. As frentes de trabalho estão agora na instalação da rede computadores, instalação dos equipamentos e na limpeza.
“Estamos avançando para ampliar as ações e projetos tecnológicos em Maringá, tanto para oferecer novas oportunidades para as empresas, como para formar novos profissionais”, explica o secretário da Agência Maringá de Inovação e Tecnologia, Edney Mossambani.
Maringá tem cerca de 400 empresas do setor de TI, com mais de 4 mil profissionais e possibilidade de contratar mil trabalhadores.
ACP
Foto – PMM