“É parte da cura o desejo de ser curado.” (Sêneca)
QUARESMA
Saímos hoje da “festa da carne”, o carnaval, e a partir de amanhã começamos o período da quaresma. Para os católicos tempo de jejum, oração e caridade durante os quarenta dias preparatórios para a Páscoa.
PARTICIPAÇÃO
Na próxima quinta-feira, dia 23, acontece na Câmara de Vereadores, às 18:30 horas, a audiência pública sobre o problema dos moradores de rua na cidade. Somente com organização e participação da população, as autoridades começarão a tomar medidas concretas para enfrentar este problema que vem aumentando a cada dia em Maringá.
HORTAS
E na quinta-feira, também, a Prefeitura vai inaugurar a 40ª horta comunitária da cidade, no Jardim Andreia. O programa de hortas comunitárias é um dos mais importantes e que realmente deu certo realizado pelo município, onde a comunidade participa, cuida e tem muitos benefícios das hortas.
FEDERAL
O Governo Federal apresentou proposta de aumento salarial para os servidores públicos federais de 8%. Eles estavam sem aumento salarial faz tempo e a expectativa era de um percentual maior.
MUNICIPAL
Aqui em Maringá, a proposta da administração de reajuste salarial para os servidores foi de 5,71%. O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá, Sismmar, representando a categoria não vai aceitar tendo como ideia de que o reajuste seja, pelo menos, igual ao reajuste do IPTU, que foi um pouco mais de 11%. As conversações vão continuar.
INOVANDO
Uma construtora de Maringá está lançando um novo empreendimento de edifício que é inovador na cidade. Serão duas torres com uma “ponte” que vai ligar os prédios. A localização será na avenida Horácio Racanello, esquina com a rua Basílio Sautchuk.
HABITANTES
Quando todos os prédios que poderão ser levantados no quadrilátero central da Cidade, entre as avenidas Paraná e Tuiuti estiverem prontos e habitados, a estimativa é de que aproximadamente 35 mil pessoas estarão morando nesta parte da cidade. A grande maioria das cidades do Paraná, não chegam nem perto deste número de habitantes.
DEMANDA
Os dois Conselhos Tutelares de Maringá estão trabalhando muito, inclusive neste período de carnaval. A grande demanda dos pedidos neste período de início de ano letivos ão as vagas nas creches ou escolas. Outro problema recorrente é a violência que as crianças e adolescentes sofrem em casa, com esse período de folga e festas do Carnaval, onde a bebedeira corre solta, esse tipo de demanda aumenta para os conselheiros.
INTEGRAL
Colégios estaduais passaram a funcionar em período integral para os alunos que cursam o Ensino Fundamental 2, e com isso reduziram o número de vagas. Colégios como Unidade Pólo, no Jardim Alvorada, e Rodrigues Alves, na Morangueira, já passaram a ter ensino em tempo integral. É muito bom, mas complicado pela redução do número de vagas, que é um grande problema na maioria das cidades brasileiras.