Início Maringá Maringá tem mais de 2,6 milhões de m² em Mata Atlântica

Maringá tem mais de 2,6 milhões de m² em Mata Atlântica

Com centenas de bosques e parques preservados pela Cidade, Maringá é considerada a cidade mais arborizada do mundo. E não é para menos: a Cidade Canção possui diversos espaços de vegetação nativa remanescente da Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas do país, principalmente por conta dos grandes corredores de árvores dentro do perímetro urbano.

São mais de 2,6 milhões de metros quadrados de mata nativa dentro da cidade, o que equivale a mais de 370 campos de futebol padrão. A diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliane Kerkhoff, explica que, entre as áreas de preservação permanente, 163 estão em recuperação ambiental, totalizando 39 hectares.

As maiores áreas com vegetação nativa ficam localizadas na região central da cidade: o Bosque II e Parque do Ingá, com 47,60 e 47,33 hectares, respectivamente. Kerkhoff ainda afirma que essas áreas verdes, além de garantir a manutenção da biodiversidade local, são fundamentais também para a qualidade de vida na cidade.

Lembrando que Maringá tem nove Unidades de Conservação, sendo elas: Parque do Ingá com 47,33 hectares; Parque Ecológico Municipal do Guayapó com 1,62 hectare; Parque do Cinquentenário com 18,30 hectares; Parque Borba Gato com 7,65 hectares; Parque Florestal Municipal das Palmeiras com 6,11 hectares; Parque Florestal Municipal das Perobas com 8,73 hectares; Parque Florestal dos Pioneiros (Bosque II) com 47,60 hectares; Parque Sabiá com 8,45 hectares e Parque Sumaré com 3,10 hectares.

As Áreas de Preservação Permanente (APP) são Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makigu – 1,92 hectare; Parque Alfredo Werner Nyffeler – 9,04 hectares; Parque Florestal da Gurucaia – 10,90 hectares; Parque da Rua Teodoro Negri – 11,70 hectares; Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes – 37,06 hectares; Reserva do Córrego Borba Gato – 5,38  hectares; Reserva do Nascente do Ribeirão Paiçandu – 4,17  hectares; Reserva da Rua Deolinda Tinassi Garcia – 5,27 hectares; Parque Shirley Pedroza Moscardi (Córrego Cleópatra) – 2,32 hectares e Reserva do Córrego Moscados – 2,40 hectares.

Vivian Pedroso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: