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Maringaenses reclamam da quantidade de ligações recebidas por operadoras de telefonia

Cada vez mais as pessoas estão ficando impacientes por conta das exaustivas ligações recebidas por operadoras de telefonia ou telemarketing. Quem nunca ficou com o telefone cheio de ligações perdidas dessas operadoras? Pois é, isso é uma questão que está incomodando grande parte dos maringaenses.

O telemarketing é um termo utilizado para caracterizar a promoção de vendas e serviços para usuários por meio de ligações, mas tudo nessa vida tem um limite, inclusive a quantidade de vezes que os telefones tocam durante o dia.

Para tentar resolver esse problema, o Procon de Maringá, em entrevista para o Jornal do Povo, esclareceu alguns passos que os consumidores ou usuários devem fazer em caso de ligações excessivas. Já existe uma plataforma chamada “Não me Perturbe” onde esses usuário que não desejam receber mais as chamadas das telemarketing podem se cadastrar, informando o número do telefone o qual desejam realizar o bloqueio ou a prestadora para qual não deseja receber mais as ligações. Conforme consta no site do “Não me Perturbe”, o bloqueio das chamadas pode correr em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

Porém, nem sempre isso acontece. Segundo Stevie Douglas Medeiros, morador de Maringá, o seu cadastro no “Não me Perturbe” foi feito a mais de um mês e ainda assim, as ligações não pararam. “Realizei o cadastro no site a cerca de 60 dias e em nenhum momento as ligações pararam ou foram bloqueadas, pelo contrário, as operadoras acabam ligando de vários números diferentes”. Ele ainda afirma que por dia, chegam a ser mais de 30 ligações que ele não consegue bloquear.

O coordenador do Procon de Maringá, Flávio Mantovani, esclarece que nesses caso, o certo é o usuário entrar em contato com o Procon e abrir um procedimento, para que assim, seja possível fazer o contato com a empresa que está realizando as ligações e entrar com o pedido para encerramento de chamadas ao número do usuário. Mas muitas vezes não é possível identificar qual a operadora ou empresa que está realizando as ligações constantemente, já que muitas vezes, ao atender a chamada, não existe retorno do outro lado da linha ou a ela simplesmente cai. Além disso, há a questão de números diversificados, não sendo possível realizar apenas um bloqueio de um contato. Nesse caso, a orientação do Procon é ir até a sede do órgão com os relatórios de ligações feitas no celular do usuário, com todos os número e quantidade de ligações por dia, para que eles possam fazer a identificação e rastreio da empresa que realiza essas chamadas consecutivamente e assim entrar com processo de cancelamento. 

Para denúncias e contato com o Procon de Maringá em busca de resolver esses problemas com ligações, o telefone é (44) 98402-0433 / 0278 ou 3293-8150, podendo ser feito também atendimento no 151.

Vivian Pedroso
Foto – Reprodução

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