Início Destaques do Dia Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada nesta quarta

Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada nesta quarta

Sesa inicia distribuição de vacina bivalente contra a Covid-19 para início da campanha 2023

Nesta segunda-feira (27) começou em todo o país a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) recebeu um novo lote da vacina bivalente da Pfizer. Cerca de 86 mil doses serão aplicadas na população paranaense.

Em Maringá, as vacinas começam a ser aplicadas nesta quarta-feira e segundo a coordenadora da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, Edlene Goes, a primeira etapa de vacinação será entregue as pessoas com 70 anos ou mais e também aqueles que são imunocomprometidos.

A quinta dose, ou dose reforço, já está disponível para aplicação até hoje e será somente a vacina bivalente para quem tem 18 anos ou mais e é imunocomprometido, além de gestantes ou puérperas com 18 anos ou mais imunocomprometidas. Lembrando que a quinta dose para imunosuprimidos precisa ser apresentada a carta do médico para comprovação. 

Outras quatro fases da vacinação devem completar o cronograma para reforço contra a Covid-19, e as informações sobre a aplicação serão divulgadas em breve. O secretário estadual de Saúde, Cesar Neves, afirma que as vacinas bivalentes se diferenciam por garantir uma proteção mais completa contra o vírus e protege contra as outras cepas do vírus que estão circulando. “Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e estão com o esquema vacinal completo há mais de quatro meses, devem receber a dose da bivalente para conferir maior proteção contra o Coronavírus”, disse.

A Sesa informa que a segunda etapa da vacinação está prevista para março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa abrange as gestantes puérperas e a quarta será direcionada para trabalhadores da saúde. Na quinta fase, a aplicação está voltada para Pessoas Com Deficiência (PCD) além de presos e funcionários do sistema prisional.

Vivian Pedroso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: