Max Verstappen não deu chance aos rivais e venceu com tranquilidade o GP do Bahrain, abertura da temporada 2023 da Fórmula 1.
Sergio Perez completou a dobradinha da Red Bull e Fernando Alonso garantiu um pódio com uma performance impressionante em sua estreia na Aston Martin.
O bicampeão mundial só teve de se preocupar com um pequeno problema na troca de marchas no meio da corrida e não teve seu começo perfeito de defesa do título ameaçado.
Perez havia perdido a segunda posição no início da prova, mas conseguiu dar o troco em Charles Leclerc – que parecia destinado ao terceiro lugar até ter um problema não identificado na unidade de potência.
Com o abandono do monegasco, parecia que seu companheiro Carlos Sainz herdaria o último degrau do pódio, mas Alonso – cujo ritmo no último stint com pneus duros já lhe permitira ultrapassar Lewis Hamilton – levou a melhor em um duelo com seu compatriota.
Hamilton chegou em quinto, seguido por Lance Stroll, que teve sorte ao escapar ileso de um toque na traseira de seu companheiro Alonso na freada da curva 4 na primeira volta.
Stroll conseguiu passar o outro piloto da Mercedes, George Russell, após a segunda rodada de pit-stops e completou um retorno sólido ao cockpit com a sexta colocação.
Atrás de Russell em sétimo, Valtteri Bottas teve uma boa atuação para liderar a nova batalha do pelotão intermediário em oitavo.
Pierre Gasly também impressionou com sua recuperação, saindo de último no grid para nono. Alex Albon se defendeu de um ataque de Yuki Tsunoda no final e marcou o último ponto.
Esteban Ocon teve uma corrida bizarra e sofreu várias punições, com a Alpine eventualmente decidindo retirar o carro.
Foi um domingo desastroso para a McLaren. Lando Norris precisou parar várias vezes devido a um problema em sua UP, enquanto Oscar Piastri abandonou no começo depois de relatar que havia perdido a caixa de câmbio.
Foto – Reprodução