Para ter sucesso, não basta ser inteligente, ter as melhores ideias, ser organizado e executar bem um planejamento; é fundamental saber se relacionar. O pesquisador e escritor Shawn Achor ressalta que “o sucesso não é apenas uma questão de ser mais criativo, inteligente ou motivado, mas de ser capaz de se conectar com as pessoas, colaborar com elas e se beneficiar de suas relações sociais”.
Essa compreensão é fundamental. Há pessoas muito competentes que não conseguem lidar com colegas menos habilidosos, alunos que tiram as melhores notas, mas nunca se dispõem a ajudar os mais fracos e não se interessam em manter um bom relacionamento com os professores. Em todos os ambientes, há pessoas que demonstram capacidade técnica, habilidade intelectual, mas não se relacionam bem com os outros.
Por mais que essas pessoas possam ser competentes, organizadas e criativas, não alcançarão todo o seu potencial porque o sucesso só acontece na conexão, quando existe uma rede de apoio e até mesmo de networking. Nosso potencial emerge na relação com o outro. Por isso, aqui estão algumas sugestões:
Primeiro, não ignore a importância das pessoas para o seu sucesso. Invista em si mesmo, seja o melhor que puder ser, mas não esqueça das pessoas. O voo solo é possível, mas é mais difícil, cansativo e desgastante. Sem as pessoas, você não conseguirá abrir todas as portas que poderia.
Segundo, aja de maneira intencional para construir e preservar relacionamentos. Nem todas as pessoas são simpáticas ou agradáveis. Se você é uma dessas pessoas mais difíceis, fechadas, introspectivas ou mesmo tímidas, tente exercitar todos os dias a gentileza, verbalize palavras de incentivo aos outros, demonstre se importar de fato com quem você convive. Para quem não tem isso como traço de personalidade, é um desafio. Mas é necessário. Pessoas muito competentes, com grande capacidade intelectual, tendem a ser menos tolerantes, impacientes, exigentes e, por vezes, encontram dificuldades para se conectar com os outros. Por isso, o relacionamento passa a ser uma demanda consciente, intencional. É necessário vigiar as próprias ações para entregar o melhor que puder nas relações interpessoais. Isso se chama inteligência social.
Terceira sugestão, nunca perca uma oportunidade de se relacionar, e com todas as pessoas. Algumas pessoas só querem se relacionar com as pessoas importantes na hierarquia do ambiente – os chefes, os professores mais conhecidos, os colegas mais destacados, os principais líderes da igreja. Isso não é legal. As pessoas notam isso. E se um dia forem convidadas a dar uma referência a seu respeito, vão lembrar desse tipo de atitude. Além disso, a roda da vida não para de girar. Aquele colega sem graça, atrapalhado e que parecia um fracassado pode ser o diretor de uma grande empresa amanhã, e você poderá precisar dele. Então não discrimine as pessoas e não exclua pessoas.
Quarta sugestão: se relacionar não significa necessariamente sair com as pessoas ou levá-las para almoçar em sua casa. Significa ter disposição para conversar, trocar ideias e estar disponível para ajudar. Isso pode incluir mandar um recado quando a pessoa falta ao trabalho, perguntar se está tudo bem, lembrar de dar os parabéns no aniversário e elogiar. Se tiver condições, pode ser interessante dar uma lembrancinha em uma data especial, mesmo que seja apenas um bombom.
Quinta dica: se relacionar não é apenas pedir. Os relacionamentos são fundamentais porque nos permitem pedir ajuda ou favores em situações de necessidade. No entanto, se você só se lembra de mandar um oi para as pessoas quando precisa delas, isso não é relacionamento.
Por fim, é importante lembrar que, ao se relacionar com os outros, é preciso estar comprometido. Não adianta ser o cara legal da turma, mas nunca cumprir prazos, não seguir o planejado ou ser irresponsável. Por melhores que sejam as conexões, também é importante apresentar bons resultados. Isso vai facilitar o seu caminho, abrir portas e potencializar o seu sucesso.
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Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
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