Início Colunistas Minha vida é minha mensagem

Minha vida é minha mensagem

Hoje eu vou escrever aqui sobre os exemplos da vida, renovando minhas palavras que estão no livro No Topo do Mundo – Motivados para Vencer: “Uma palavra convence, mas um exemplo arrasta multidões”.

Certa vez, um repórter correu atrás de um trem onde Ghandi estava, no momento em que saía da estação, para pedir – já quase sem fôlego – que lhe desse alguma mensagem para ele transmitir ao seu povo.

Ghandi apressadamente rabiscou algumas palavras num pedacinho de papel e o entregou pela janela ao repórter. O papel dizia: “Minha vida é a minha mensagem”.

Em outro episódio, uma mãe levou seu filho pequeno até Ghandi, dizendo: “Ghandi, meu filho come açúcar demais e isso é ruim para os dentes dele. Por favor, diga-lhe que pare”.

Ghandi pediu gentilmente que a mulher voltasse daí a duas semanas com o menino, e, quando ela o fez, Ghandi olhou o menino nos olhos e disse: “Você não deve comer tanto açúcar, faz mal para os seus dentes”.

A mãe, muito feliz agradeceu o mestre e, já saindo dali com o seu filho, voltou-se e perguntou: “Mas por que o senhor simplesmente não lhe disse isso há duas semanas?”. E Ghandi respondeu: “Porque há duas semanas eu ainda comia açúcar”.

É aqui que renovo o pensamento de que uma palavra convence mas um exemplo arrasta multidões.  E isso, tem sido produto raro nos dias de hoje, seja nas famílias, nas empresas, nos empregos e nem vou discorrer aqui sobre o serviço público de uma forma geral.

Uma atitude vale mais do que um discurso com mil palavras. E essa atitude é que promove a excelência, os resultados. Certamente estes episódios nos mostram que podemos dar um sentido mais amplo em nossas vidas liderando pelo exemplo. A pior coisa na vida, e vemos isso cotidianamente, são pessoas que acham que são “seres de outro planeta”, daqueles que dizem, “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Pessoas assim se sentem o último biscoito do pacote. A humildade passou longe.

O meio mais seguro de influenciar uma pessoa é através de exemplos da nossa vida. O discurso deve ser coerente com a prática. No mundo de hoje as pessoas estão tão ocupadas com os seus problemas que não lhes sobram tempo nem energia para desenvolverem e cultivarem suas paixões.

O modo como você vê o mundo reflete quem você é, e quem você é determina como você vê o mundo. Seu mundo sempre é subjetivo porque reflete diretamente a sua história de vida.

Na vida há uma distinção entre uma resposta e uma reação. A reação é instantânea, repleta de emoção, desprovida de um pensamento direcionado e consciente e pode nos levar a destinos tortuosos. A resposta é uma conduta mais ponderada porque é dirigida mais pela razão e pela reflexão e menos pela emoção.

A reação não leva em conta suas próprias consequências ao passo que a resposta é determinada pela reflexão sobre as consequências.

Lao Tsé, um antigo filósofo que viveu nos anos 600 antes de Cristo dizia que quando enfrentamos circunstâncias difíceis que testam a nossa paciência, é importante aprender a “responder” em vez de “reagir”.

Somos as histórias que contamos sobre nós mesmos. Criamos boas histórias e se nossas atitudes são ditadas por um mito diretor positivo, nossa vida será muito mais gratificante. Aqui encontraremos forças para agir diante do que consideramos injusto e que ofende a nossa verdade.

O oposto da violência é o amor. Essa é a única maneira de construir uma sociedade capaz de defender a verdade, capaz de pensar e agir de acordo com este princípio, se movendo no seu dia a dia pelo caminho da justiça, do diálogo, da igualdade, do amor verdadeiro e da humildade.

A verdade está sempre aí, diante de nós. No entanto, muitas vezes nos deixamos manipular, nos deixamos levar pela negligência, pela submissão ou mesmo pela ignorância. Poucos atos exigem tanta coragem quanto conhecer a verdade e agir conforme os seus princípios.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: