Ainda sem data certa, uma licitação será aberta para realizar uma obra no centro da Cidade, que seguirá da Catedral até a Vila Olímpica, o tão esperado Eixo Monumental, que teve projeto idealizado em 2019. O trajeto será de aproximadamente dois quilômetros, passando pela Prefeitura, Avenida Getúlio Vargas, Praça Raposo Tavares e pelo Terminal Urbano.
A intenção é revitalizar esse trecho de uma parte do centro da Cidade, e a administração pública informou que logo abrirá uma licitação para definir o início das obras.
O projeto prevê a criação de um imenso boulevard com áreas de lazer, convivência e opções de gastronomia, entre outros serviços. O Eixo Monumental é um fragmento do Projeto Ágora que envolve a reformulação do novo centro.
A ideia do projeto teve início em 2018 com um concurso público para definir quem seria a empresa responsável pela obra, mas desde então a ideia foi ficando de lado para dar prioridade para outras obras da Cidade, e os possíveis prazos para o começo da revitalização do trecho foi sendo adiado.
De acordo com o projeto, o plano do Eixo Monumental deverá custar cerca de R$ 50 milhões e serão construídas também pistas de skate, ciclovias e espaços para feiras e outras atividades. A previsão é que até o fim de 2024 a obra já tenha se levantado.
Vivian Pedroso
Foto – Reprodução